10 erros para evitar na hora de fazer as unhas

Dicas de como manter suas unhas saudáveis e bonitas

10 erros para evitar na hora de fazer as unhas

Fazer a unha é coisa séria. Seja em casa ou na manicure, alguns cuidados básicos devem ser levados em consideração para que não ocorram deslizes na saúde das unhas. O modo de lixar e de tirar a cutícula, por exemplo, se feitos de forma errada podem acarretar unhas quebradiças, finas, manchas e até inflamações sérias.

Para que isso não ocorra, confira 10 cuidados essenciais para não errar na hora de cuidar da beleza das unhas:

1- Tenha seu kit próprio

Se você faz a unha em casa e tem um kit próprio com alicate, lixa e palitinho, ótimo. Se vai à manicure, leve o seu kit completo. Mesmo que a profissional esterilize as ferramentas de metais, a própria lixa e o palito acumulam bactérias e podem transmitir doenças como hepatites B e C e até AIDS.

2- Nada de acetona em excesso

Por conter uma substância que resseca a última camada das unhas, a acetona diminui o brilho do esmalte e das unhas, deixando-as, além de tudo, mais fracas. Prefira usar os removedores de esmalte, que são menos agressivos.

3- Hidratação, sim!

Quando estiver sem esmaltes, faça questão de passar hidratante nas unhas. Isso garante que elas permaneçam saudáveis e fortes. Antes de fazer a unha, passe um creme também para manter o tratamento.

4- Não arranque pele solta com os dentes

Sabe aquela pelinha no dedo que está te deixando irritada? Se você puxá-la com os dentes, ela pode servir de entrada para sujeira e bactérias, causando inflamações. Use o alicate para situações como essa!

5- Está proibido lixar a unha em movimento de vaivém

Você provavelmente deve ter lixado a unha dessa forma a vida toda, fazendo o movimento de ida e volta. Acontece que o vaivém acaba levantando e lesionando as escamas da unha, fazendo com que elas fiquem fracas e quebradiças. O certo é lixar somente em um sentido, ok?

6- Não lixe a camada superficial da unha

Passar a lixa em cima da unha é praticamente um pecado! Isso porque lixando a superfície você retira a camada protetora da unha, deixando-a mais suscetível à doenças como micoses e quebra.

7- Encravou?

Cortar muito o comprimento e os cantinhos da unha, principalmente do pé, pode fazer com que ela encrave mais facilmente. Por isso, evite deixar a unha muito curta e não mexa nos cantos.

8- Não tire demais a cutícula

O ideal seria que você não tirasse suas cutículas, mas se já está acostumada, cuidado. Ao invés de tirar toda a pelinha, procure empurrá-la suavemente com uma espátula, só para tirar o excesso. Isso porque esse costume de tirar a cutícula por completo pode causar infecções e, consequentemente, enfraquecer as unhas.

9- Passe base embaixo dos esmaltes coloridos

Antes de passar o esmalte colorido, seja de tom forte ou claro, não se esqueça de proteger a unha com uma base. Se tiver função fortalecedora, melhor ainda! Isso porque os pigmentos dos esmaltes coloridos penetram na unha, que é porosa, e isso não é nada bom.

10- Muitas camadas de esmalte, pra quê?

Não passe mais do que duas camadas de esmalte colorido nas unhas, mesmo os clarinhos, que custam a fixar. Quanto mais camadas, mais carregado o esmalte fica e mais fácil de sair. Quando menos camadas, mais duração!

Alessandra Vespa (MBPress)


Comente

Assuntos relacionados: beleza pele unhas

Últimas