7 dicas simples de como cuidar da pele no inverno

Veja como deixar sua pele ainda mais bonita

7 dicas simples de como cuidar da pele no inverno

Quem tem pele sensível, sabe o quanto é duro manter a tez inteira, sem rachaduras durante o inverno. A estação mais fria do ano pode provocar descamações e coceiras. Veja 7 dicas para manter a pele hidratada e protegida no inverno:

1 - Banhos mornos e rápidos

Evite banhos muito quentes e demorados (um ou, no máximo, dois ao dia). É comum que no inverno as pessoas abusem dos banhos quentes, por isso diminuem a barreira lipídica da pele (camada de gordura que envolve e protege a pele e seus anexos - pelos, cabelos, unhas e glândulas). "Percebemos então ressecamento, descamações e aspereza geral da pele ou, em pequenos focos, às vezes, com muita coceira. É o que chamamos de xerose e eczemas, principalmente em dorso, braços e pernas", explica a dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Márcia Grieco.

2 - Evite buchas, esponjas e esfoliantes

Para manter a pele hidratada, evite acessórios que descamam, já que no período de inverno o processo de autohidratação é mais demorado. Busque por esponjas macias que não vão remover muitas camadas de tez.

3 - Cuidado com o excesso de sabonete

Prefira os sabonetes neutros, sem cor. Eles têm pH neutro e agridem menos a pele do que as opções com ações específicas. Ensaboe somente face, axilas, virilha e pés. "Podemos lançar mão do uso de ácidos (retinóico, glicólico e outros), na forma de cremes noturno e também na aplicação de peelings no consultório", completa Márcia.

4 - Prefira sempre tecidos naturais em contato com a pele

As esponjas naturais também proporcionam maior hidratação da pele e agridem menos, diminuindo o risco de aumentar oleosidade ou escamação.

5 - Use hidratantes

É mais indicado usar hidratantes à base de ureia, ceramida se alfahidroxiácidos(devolvem a camada de proteção à pele e aos seus anexos - pelos, cabelos, unhas e glândulas)."Use hidratantes pós-banho no corpo todo com reforço em áreas mais secas como cotovelos, joelhos e pernas", alerta a especialista.

6 - Água

A hidratação da pele se dá também via oral. Abuse da água e se estiver muito frio arrisque nos chás antioxidantes, detox, entre outros de sua preferência.

7 - Filtro solar sempre

Mesmo que não apareça, o sol faz seus efeitos e deixa a pele em contato com os raios UVA/UVB. Além de aumentar o fotoenvelhecimento, a ausência da proteção pode gerar câncer de pele.

Por Caroline Sarmento


Comente

Assuntos relacionados: pele

Últimas