A menina dos olhos

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
A menina dos olhos

Se você pensa que óculos escuros são apenas um acessório báaaasico para compor um visual fashion em dias de sol você está enganada. Além de embelezar e trazer mais conforto em dias ensolarados ou muito nublados ele pode proteger nossos olhos contra os raios ultravioleta. Mas atenção: para isso é preciso que eletenha um filtro UV que barre pelo menos 90% dos raios, então fique esperta na hora de escolher seu próximo par de óculos.

Dr. Décio de Brong Mattar e a Dra. Mônica Helena Teixeira da Silva do site Clínica de Olhos alertam que a luz pode sim afetar nossa vista e que este cuidado deve ser um aliado da moda. "A utilização de óculos de sol com filtros ultra-violeta (UV), além de ser confortável para algumas pessoas mais sensíveis à luz, também protege os olhos da exposição desses raios presentes na radiação solar e intensificados em superfícies reflexivas como neve, areia e água."

Para você que gosta de estar por dentro de tudo ou que é um pouquinho hipocondríaca, fique sabendo que já existem estudos que comprovam uma relação entre a luz solar e algumas patologias oftalmológicas, como tumores de pálpebra e conjuntiva, pinguécula, pterígio, fotoceratite,catarata, descolamento vítreo, entre outras.

Donos de lindos olhos claros e crianças filtram menos UV.


Assim como a pele, os olhos merecem atenção quando expostos, e da mesma maneira, olhos mais claros tendem a ser mais sensíveis. "Isto acontece porque suas pupilas contraem mais à iluminação levando-os inclusive, em algumas situações a um fechamento parcial das pálpebras para diminuir a penetração da luz. Portanto esses indivíduos são os que mais necessitam de filtros em suas lentes dos óculos."

Durante o verão, nas horas do dia mais ensolaradas, as pessoas que estejam mais expostas como, por exemplo, pescadores e veranistas são aquelas que mais devem dar atenção a estes cuidados.

Dr. Décio de Brong Mattar e Dra. Mônica Helena Teixeira da Silva - site Clínica de Olhos

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas