A moda na Copa do Mundo

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
A moda na Copa do Mundo

A Copa do Mundo, que este ano é na Alemanha, já começou. Mas, muito antes de a bola rolar, já era fácil encontrar pessoas com a camisa do Brasil andando pelas ruas.

Usar roupas ou acessórios com as cores verde e amarela não é apenas para torcer pela seleção brasileira no mundial. Usar o "Brasil" se tornou moda. Há opções para todos os gostos e bolsos.

A assistente social Elizabetti Machado mandou fazer roupas com a bandeira e as cores do Brasil especialmente para a Copa do Mundo. No mundial passado, disputado na Coréia do Sul e no Japão, Elizabetti pediu uma calça com várias bandeirinhas do Brasil. "Na última Copa essa calça deu sorte. Por isto estou usando novamente", conta.

A fisioterapeuta Carolina Castro usa sua camiseta com as cores brasileiras em todas as ocasiões especiais. "Acho muito legal. Tenho essa e mais outras duas. Agora, como é Copa, eu quero comprar uma camisa da seleção oficial, para torcer bastante", diz a fisioterapeuta.

A estudante Laura Correa acredita que usar camisetas do Brasil, inspiradas no futebol, está na moda. "É um pouco pelo futebol, mas também pelo patriotismo. Tem ainda a motivação da Copa do Mundo. Já até comprei uma calça da seleção para usar nos jogos e até diariamente", afirma Laura.

A auxiliar de enfermagem Simone Silva se encantou pelas camisetas do Brasil no último aniversário, quando ganhou uma peça. Ela já comprou outras duas. "Os modelos estão bem bonitos e há opções bem femininas. As mulheres não precisam usar as camisas muito largas, masculinas. Estou usando as camisetas por dois motivos: pela Copa e porque também está na moda", argumenta.

O fenômeno das roupas e acessórios inspirados no Brasil já está acontecendo há algum tempo, segundo a designer de moda Maria Eduarda Mercadante. "A história começou com a Gisele Bündchen. Foi a primeira modelo com curvas, com um andar diferenciado. Outras modelos brasileiras começaram a ganhar destaque com isso. O Brasil passou a ser mais notado. O país está na moda e a Copa acentua essa expressão", afirma a designer.

As pessoas sempre vestem mais as cores brasileiras na época da Copa do Mundo. Mas as vestimentas foram compradas logo ou já tiradas do armário por causa da moda. "As pessoas estão vestindo a camisa do Brasil de maneira antecipada, devido a essa tendência", comenta Maria Eduarda.

As cores do Brasil e a própria bandeira, com formas geométricas diferenciadas em relação às bandeiras de outros países, permitem a inspiração nas produções. "O colorido da nossa bandeira é um ícone da expressão de ser brasileiro. Muitas empresas fabricaram biquínis, bolsas, camisetas e acessórios inspirados no Brasil. A criatividade está aflorada e tem aparecido muitas propostas diferenciadas", explica.

Vendas

As grifes lançaram linhas femininas com modelagem mais justa e curta. Os preços acessíveis atraem cada vez mais pessoas, que entram no espírito brasileiro. "O movimento aumentou muito nos últimos dois meses. Temos muitas opções. As pessoas procuram por produtos com qualidade e preço bom. Espero que com as vitórias do Brasil as lojas fiquem ainda mais lotadas", diz o gerente da Zoomp, Fabio Pontes.

As bordadeiras também se esforçam para atender a demanda da época e aproveitam para ganhar mais. As encomendas de bordados só terminam depois da copa. "Este ano, o pessoal realmente começou a procurar mais cedo. Nas outras Copas, os torcedores chegavam aqui em cima da hora", afirma a bordadeira Lílian Costa.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas