Acerte na calça jeans!

Consultora de moda indica o melhor modelo para cada tipo de corpo

Acerte na calça jeans

Quem é que não tem no guarda-roupa uma calça jeans? Indispensável, a peça pra lá de democrática surgiu em meados do século XIX, nos Estados Unidos. De acordo com o livro "Dicionário da Moda", de Marco Sabino, tudo começou quando os imigrantes Levi Strauss (Alemanha) e Jacob Davis (Letônia) começaram a transformar a lona usada na cobertura de barracas em roupas.

A calça jeans é capaz de compor os mais diferentes looks. Tudo depende das demais peças e acessórios que você escolher. "A calça boyfriend, por exemplo, se usada com sapatilha de bico redondo, cinto, camiseta branca e blazer, se transforma numa peça mais clássica. Se usada com uma ankle boot, regata estampada ou transparente e jaqueta de couro, transforma o visual num estilo bem mais pesado, rock’n roll", explica Gabí F. Souzä, consultora de imagem da Boucle.

Para ajudar você na hora de escolher o calça jeans que combina melhor com seu look, baseie-se no tom da peça. Gabi diz que as de lavagem homogênia, sem manchas, e com a tonalidade distribuída igualmente, são mais clássicas, mais elegantes e formais, pois podem ser usadas com camisa e sapato. Já as de lavagem contrastante, com manchas mais claras junto às mais escuras, são mais despojadas e informais. Não entram de jeito nenhum num guarda-roupa profissional, mesmo numa sexta-feira casual.

Além da cor e dos acessórios a ocasião também deve ser levada em conta na hora de definir o jeans a ser usado. "Para trabalhar, apenas a calça reta funciona dentro de uma empresa. Para ir a um almoço com amigos, a skinny é mais confortável; para um aniversário, a flare (com a boca mais larga) é mais elegante; para um churrasco, a cropped é mais elegante e confortável. E para uma tarde com as crianças, a boyfriend não limita movimentos", comenta a consultora.

E você sabe quais modelos de calça jeans ajudam a deixar seu corpo ainda mais bonito? Não? Então fique de olho nas dicas da Gabí:

Reto (modelo tradicional)

Toda mulher tem pelo menos um modelo desses em seu guarda-roupa. Sem cortes com muitas variações, pode ser usado por todos os tipos físicos, principalmente para compor um look básico, sem chamar atenção para as pernas. Uma boa combinação seria uma blusa acinturada ou justa.

Pantalona

Febre nos anos 1970, ela está de volta! Pode ser usada por todos os tipos físicos, porém, as mulheres mais baixas devem combiná-la com um bom salto. O jeans pantalona chama muita atenção para as pernas, por isso deve ser usado com blusinhas mais justas, simples e básicas.

Boyfriend

Mulheres com tipo físico redondo ou triangular e com quadris largos devem evitar este modelo "masculinizado". Por ser mais volumoso, largo e sem forma, pode aumentar medidas. As dobrinhas na barra darão um look mais feminino, assim como a combinação com blusas justas ou camisas mais largas.

Saruel

É preciso ter personalidade para bancar esse look e cuidado para não exagerar nas combinações. As mulheres com quadris largos ou tipo físico triangular devem tomar cuidado com este modelo. Mulheres mais baixas devem usá-lo com um salto bem alto e um modelo com menor volume entre as pernas.

Skinny

Por marcar bastante as curvas, este modelo é indicado para mulheres com tipo físico triangulo invertido e ampulheta. As calças com elastano dão maior conforto. Se você tem pernas finas, escolha uma calça com manchas mais claras, elas vão "engrossar" essa parte do corpo. Pode ser usada com todos os tipos de blusas.

Capri

Este modelo curto, cuja altura varia do meio da canela até os tornozelos, é recomendado para mulheres com pernas longas, porque dá a impressão de encurtá-las. O capri pode ser justo como a skinny, tradicional com o corte reto ou mais largo como a boyfriend, e pode ser usado para os mesmos biotipos descritos. A peça veste bem com todos os tipos de blusa.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Últimas