Agulhas da beleza

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Agulhas da beleza

Beleza facial é algo que realmente distingue uma mulher das outras. Cada vez mais voltadas para a estética, pessoas buscam métodos naturais para não mostrar as marcas do tempo ou ao menos amenizá-las.

Parece incrível, mas apesar de todos os avanços tecnológicos na área da beleza, como cosméticos, cirurgias plásticas, lifting, lipoaspiração e outros, uma técnica com mais de três mil anos está causando uma verdadeira revolução no campo da vaidade humana.

A acupuntura estética é uma técnica indicada para suavizar as linhas de expressão, melhorar o tônus da pele e, com isso, prevenir o envelhecimento facial. "A técnica é recomendada, ainda, para auxiliar nos casos de celulite, de acne pouco acentuada a moderada e como terapia coadjuvante no tratamento da obesidade", diz o médico e diretor de relações internacionais da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura (SMBA),C

No caso das rugas, as agulhas servem para relaxar e tonificar os músculos contraídos de forma a restituir a situação de equilíbrio original. "Podem ser utilizados pontos auriculares e corporais relativos ao sistema respiratório, já que na medicina chinesa a pele está sob o comando do meridiano do pulmão", esclarece o acupunturista.

Para professora Lidiane Azevedo, 39 anos, desde que começou a fazer acupuntura se sentiu melhor. "A técnica me ajudou em vários sentidos. Além de melhorar minha aparência, ajudou a relaxar e desintoxicar. A minha ansiedade também diminuiu muito", conta.

Vale a pena ressaltar que o tratamento é individualizado, pois leva em consideração as alterações físicas e emocionais de cada pessoa. "O objetivo da acupuntura estética é tratar o paciente, e não apenas a ruga ou a celulite, por isso o especialista vai estudar quais os pontos a serem trabalhados e a quantas sessões cada mulher deve se submeter", afirma Dr. Hong.

Resultados

Em média é indicado que a pessoa faça dez sessões. "Cada sessão custa R$ 100, mas a quantidade varia conforme o caso. Os resultados aparecem a partir da quinta sessão", afirma o médico.

No caso de Lidiane foi preciso dez sessões. "Na segunda sessão eu já percebi os resultados. Mas o meu caso era leve. Eu usei a acupuntura como correção e prevenção também. Então facilitou o resultado", diz a professora.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, a aparência externa reflete o estado geral de saúde física e psíquica. "O tratamento acupuntor inicia-se pelo interior, partindo do conhecimento de que, na medida em que a terapia progride, o paciente se torna mais saudável e equilibrado, e, dessa forma, tal estado se manifesta exteriormente na pele", diz o especialista.

Segundo o Doutor Hong Jin Pai a recomendação é que as pessoas procurem sempre médicos que tenham realizado curso de acupuntura reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que fornece a formação profissional adequada.

As agulhas são as mesmas adotadas pela acupuntura convencional. "Incluindo, em alguns casos específicos, as agulhas de auriculoterapia, que estimulam pontos energéticos na região da orelha, correspondendo a todos os órgãos e funções do corpo. Assim, a saúde e a beleza da paciente são tratadas ao mesmo tempo", diz Hong.

No rosto, a acupuntura é capaz de aumentar a produção de colágeno e de dar mais brilho ao rosto. "Há o aumento da suavidade da pele, melhoria no tônus da musculatura facial com suavização das rugas, resultando em um rejuvenescimento global. A acupuntura altera a circulação sangüínea, permitindo maior oxigenação dos tecidos e suporte de nutrientes, além de promover a estimulação do colágeno. É preciso lembrar que a medicina chinesa se baseia na visão energética do ser humano como um todo, abordando tanto o aspecto físico como o emocional e o espiritual", conclui.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas