Alimentos amigos da beleza

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Dicas para quem quer ficar bonita de forma saudável

Alimentos amigos da beleza  Nutricionista dá dicas

Para as mulheres que estão sempre em busca da fórmula mágica da beleza, saiba que a expressão "você é o que come" sintetiza muito bem a resposta necessária para acabar com essa procura. Se você deixa de lado os cuidados com a sua alimentação e vive apostando suas cartas em receitas "milagrosas e rápidas" que você leu ou escutou por aí a fim de conseguir cabelos sedosos, pele hidratada, unhas fortes e o peso ideal, definitivamente, esse não é o caminho certo. De acordo com a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo, um passo importante para conseguir atingir este objetivo é ter uma alimentação equilibrada e balanceada para nutrir corretamente o organismo.

"Muitas pessoas focam nas calorias consumidas e não no valor nutricional dos alimentos como uma tentativa de manter o peso ideal. Em muitos casos, isso acaba resultando em uma maior queda de cabelos, unhas fracas, mais acne, ou seja, o terror de qualquer pessoa que busca estar em equilíbrio e de bem com o espelho", afirma a nutricionista. No entanto, ela afirma que com um pouco de empenho e disciplina, qualquer pessoa consegue ter uma alimentação balanceada e equilibrada. "Além de uma alimentação saudável, é importante praticar exercícios físicos regulares que serão essenciais dar mais pique para o dia a dia e ajudar a reduzir as gordurinhas, deixando cabelos e unhas bem nutridos", ressalta Flávia.

Gostou das dicas e quer saber como ficar linda apenas com o que você coloca no seu prato? A nutricionista lista alguns nutrientes importantes para ajudar o organismo a ficar em equilíbrio e ressalta: "é muito importante lembrar da individualidade bioquímica de cada pessoa, ou seja, cada indivíduo deve ter um plano alimentar individualizado respeitando as suas necessidades e limitações.

Unhas

Fracas: Ferro, cálcio, zinco, ácido linoleico. Manchas Brancas: Magnésio, silício e ferro. Amareladas: Distúrbios no sistema linfático, infecção por fungos e diabetes.

Alimentos indicados: Castanha do Pará, amêndoas, nozes, aveia, cevada, vegetais verde escuros, frutas em geral, semente de linhaça, frutos do mar e carnes.

Cabelos

Queda e opacidade: Proteínas, biotina, vitamina D, cobre, zinco, cálcio, ácido pantotênico, magnésio, ferro.

Alimentos indicados: Gema de ovo, aveia, cevada, salsa, carnes vermelhas, peixes, aves e leguminosas.

Pele

Acne: Zinco, vitamina C, vitamina A e E

Alimentos Indicados: Cenoura, mamão, pimentão, tomate, frutas cítricas, abóbora, carnes, peixes, aves, gérmen de trigo.

Manchas: Distúrbios hormonais, vitamina A, C e E

Alimentos Indicados: Soja e derivados, hortaliças verde escuras , frutas cítricas vegetais amareladas e óleos vegetais.

Flacidez Cutânea: Alto consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e açúcares; deficiências de vitaminas e minerais antioxidantes

Alimentos Indicados: Arroz integral, pães integrais, massas integrais, abacate, abóbora, frutas vermelhas.

Pele Seca: Vitamina A, biotina, cálcio, ácidos graxos, vitamina B2

Alimentos Indicados: Soja, amêndoas, feijão, lentilha, grão-de-bico, nozes, castanha do Pará, linhaça, laranja, morango, limão, acerola.

Celulite: Iodo, selênio, ômega 3, vitamina C, isoflavonas, clorofila. Disfunções hormonais, deficiências nutricionais, problemas circulatórios e má hidratação

Alimentos Indicados: Azeite de oliva, algas marinhas, castanha do Pará, soja, aveia, peixes de água fria, frutas cítricas e água

Olheiras: Alergias, disbiose, problemas circulatórios

Alimentos Indicados: Folhas verdes e sementes, suco de clorofila, probióticos, Coenzima Q-10, óleo de peixe, vitamina E, chá verde, própolis, suco de uva, semente de linhaça.

Por Paula Perdiz

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