Arte íntima

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Arte íntima

O calor está aí, corpo à mostra, decotes, biquínis e pernas de fora. A preocupação com o corpo perfeito é grande. E eliminar os pêlos se tornou uma das prioridades dos brasileiros

Um número cada vez maior de mulheres e homens já incorporou as clínicas de depilação no orçamento mensal. Seja para virilha, axilas ou pernas, temos sido tão rigorosos que nos Estados Unidos existe um método de depilação chamado "à brasileira".

De acordo com a depiladora Cristiane Pessoa, da Clínica Pello Menos, no Rio de Janeiro, higiene e estética andam lado a lado. "Os homens estão mais vaidosos e sem preconceitos e as mulheres, mais exigentes", analisa.

As idades variam, mas a nova geração é mais detalhista na hora de depilar. Segundo a especialista, as mulheres, por exemplo, optam pela virilha cavada ou completa, a chamada tricotomia. Essa técnica consiste em eliminar todos os pêlos pubianos e assumir um visual "menininha".

Para Cristina Pessoa, são os homens os maiores incentivadores. "A maioria das mulheres que resolve aderir faz isso a pedido do namorado ou do marido", afirma. A cabeleireira Joelma Cordeiro, 26 anos, conta que relutou muito até ceder aos apelos do namorado, segundo ela um tarado por novidades. "Fiz só uma vez para matar a vontade dele, mas a sensação é muito estranha. Eu me senti menos mulher sem os meus pêlos, além de coçar muito", confessa.

Apesar de fazer parte das fantasias de alguns homens, esse tipo de depilação não é indicada por diversas profissionais. Célia Fasano, professora de depilação, não aconselha. "As coisas não existem por acaso. A função dos pêlos é proteger a pele e evitar que entrem fungos e bactérias. Os pêlos são uma proteção a mais", diz.

Outra técnica muito conhecida é a virilha cavada, que inclui a depilação dos grandes lábios e do ânus. "Depois que experimentei não quero outra coisa. Não sei como conseguia viver depilando só o supérfluo, até porque, dependendo do biquíni, aparece tudo quando a gente deita de bruços para pegar sol. Assim é muito melhor, ela fica bem mais limpinha", diz a secretária Thais Capriano.

Novidade

Mas a criatividade na depilação não se limita a virilhas cavadas ou simples. A parte íntima da mulher pode ganhar, inclusive, formas lúdicas, de acordo com a ocasião. Coração, lua, estrela e flor são apenas alguns desenhos que praticamente transformam a depiladora em artista plástica e a cliente em obra de arte.

"Nós usamos umas forminhas, parecidas com aquelas de fazer doce, para marcar o desenho com um lápis especial, e depois tiramos o excesso de pêlos com a cera. Os detalhes são feitos com a pinça mesmo", explica a depiladora Cristiane Pessoa.

Os desenhos podem ser, ainda, emoldurados e coloridos. "Temos uma tinta importada, dermatologicamente testada, que pode ser usada para emoldurar o desenho escolhido ou até para pintar todo ele. Dura uns 15 dias", afirma a depiladora.

A terapeuta Maria Castro fez um coração quando completou três anos de namoro. "Ficou lindo e super diferente. Quando estava fazendo eu quase me arrependi, mas depois amei o resultado. Fiquei encantada. O meu namorado ficou louco. Foi uma dor que valeu a pena", diz.

As letras do alfabeto também fazem parte desse modismo. "Também já fiz depilação no formato da inicial do nome do meu namorado. Foi uma surpresa e tanto", conta.

Mas alguns cuidados devem ser tomados. "A depilação deve ser feita de forma cautelosa. É preciso observar as condições de higiene do local que oferece o serviço e se certificar que a cera é descartável. Antes e após o procedimento deve ser feita a limpeza da área para evitar a contaminação por germes", conclui Cristina Pessoa.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas