Banho em Casa

Banho em Casa

Pense no banho como um ritual, onde tudo tem a sua ordem e função. Para o seu banho ser além de gostoso, correto, pedimos algumas dicas à Dra. Shirlei Borelli, que tem uma clínica de dermatologia.

  • A temperatura ideal da água no banho deve ser de morna para fria, não se deve sentir calor quando toma banho.
  • A água fria faz bem à pele, mas como o banho deve produzir também uma sensação de prazer o ideal é que o banho não seja muito frio, devendo-se preferir os banhos mornos, exceção feita aos banhos no verão que aí sim devem ser frios produzindo uma sensação de prazer e alívio do calor.
  • A ducha fria para finalizar o banho tem a intenção de produzir um estímulo de despertar após o banho quente. Isso não seria necessário se a pessoa tomasse banhos mornos.
  • A preferência do tipo de sabonete é individual e o importante não é só o tipo de sabonete, mas aonde ele é usado. O sabonete deve ser usado apenas nas partes íntimas, pescoço, face, mãos e pés.
  • Receitas de banhos caseiros

    Banho Relaxante: coloque 2 ou 3 copos de sal grosso para uma banheira cheia e adicione 2 ou 3 colheres de sopa da essência de sua preferência ou de sua própria colônia. Uma muito usada é a essência de rosas. Ao final do banho, cubra o corpo com mel e enxágüe. O sal tem propriedades relaxantes - além de que há quem diga que espanta o mau olhado - e o mel cicatrizantes, você vai ficar calminha e com a pele maravilhosa!


    Banho Energizante: adicione a uma banheira cheia 2 ou 3 colheres de essência de mentol ou cânfora, ou ainda, faça um chá de hortelã bastante concentrado e coloque a mesma quantidade.

    Comente

    Últimas