Batom matte

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Aprenda a usar o hit de maquiagem desse inverno

Batom matte  Aprenda a usar o hit de maquiagem des

Democrático e elegante, o batom matte, um clássico dos anos 40 e 60, volta com tudo e promete ser o hit de maquiagem do inverno 2012. Com aparência opaca, cores intensas e efeito aveludado, o batom fosco vermelho reinou absoluto na boca das divas do cinema que apostavam na classe e distinção que a ausência do brilho confere, principalmente ao batom vermelho.

De acordo com a beauty artist e proprietária da Agência Pink MGT, Penelope Beolchi, o aumento significativo pelos batons matte prova que o produto vai fazer sucesso entre as fashionistas e amantes de maquiagem. Já leu aqui e ali que o batom matte é tendência, mas não sabe muito sobre o produto? Para quem ainda não conhece, os batons com textura matte são todos aqueles que não possuem brilho, no entanto, eles podem aparecer em diferentes efeitos como, por exemplo, opaco, fosco ou aveludado.

O item de maquiagem que virou febre entre as europeias e americanas há alguns anos caiu no gosto das brasileiras na temporada de verão e, ao que tudo indica, continua firme e forte durante as baixas temperaturas. Segundo a maquiadora, o efeito que o batom matte proporciona é muito elegante pois, além da longa duração, a textura apresenta sobriedade, camufla imperfeições, além de aumentar a leitura da cor em função da boa cobertura dos lábios. "Com a ausência do efeito cintilante, que interfere na percepção da tonalidade real, é possível visualizar muito melhor a verdadeira cor do produto. Para mulheres que gostam de um aspecto mais seco, com longa duração e sem brilho, este tipo de batom tem tudo para se tornar o predileto", diz Penelope.

Se você acha o batom matte um luxo, mas tem medo de usá-lo, nada disso. Penelope afirma que todas as mulheres podem fazer o uso desse tipo de batom tranquilamente. "As de idade mais avançada podem usar e abusar, pois o fato de ter um toque seco, evita que ele escorra pelos sulcos formados pelas rugas ao redor dos lábios", ressalta a profissional. Ela ainda lembra que a preparação dos lábios é fundamental e explica: "costumo hidratar a boca com um lip balm para o batom fixar mais tempo, não perder a textura e craquelar".

Agora, para mulheres que ainda não possuem esse produto coringa na nécessaire, a beauty artist ensina alguns truques para você deixar o seu batom cremoso com efeito matte.

  • Utilize um lápis de contorno labial ao invés do batom, o efeito é incrivelmente fosco e dura por muitas horas;
  • Aplique o batom cremoso sobre a boca e retire com um lenço de papel. Repita o processo algumas vezes, sempre retirando o brilho com a folha de lenço. Aos poucos os lábios ficarão coloridos e opacos, com um efeito bem similar ao batom matte;
  • Passe o batom cremoso sobre a boca e aplique pó facial solto e retire o excesso do pó com o pincel. Essa técnica suaviza a cor e, por isso, não é indicada para ser usado em batons com cores fortes. Prefira os batons nude.

Por Paula Perdiz

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: beleza maquiagem boca lábios batom batom matte

Últimas