Bê a Bá da pele oleosa

Veja quais são os cuidados básicos para pele oleosa

Pele oleosa

A oleosidade da pele se dá por fatores genéticos e hormonais. As glândulas sebáceas produzem óleo em excesso, mais do que a pele pode metabolizar, deixando a tez brilhante, obstruindo os poros e aumentando a propensão à acne. Não há um tratamento que impeça ou mude a genética da pele, a não ser os cuidados diários que controlam e amenizam os efeitos da oleosidade.

Ritual de limpeza

Para combater o problema, você deve seguir os 3 passos de limpeza de forma adequada. Primeiramente, lavar com um sabonete específico para pele oleosa. Depois disso, é necessário aplicar um adstringente. Ele elimina as impurezas que o sabão não removeu, reequilibra o pH da pele e sela os poros, evitando a formação de cravos e espinhas. Depois disso, é necessário hidratar. Sim, peles oleosas precisam de hidratação, afinal, o que hidrata é a água, e não o óleo. Os hidratantes com textura em gel são os mais indicados para peles oleosas, e devem ser oil free, livres de óleo mineral.

Esse ritual é obrigatório e deve ser feito duas vezes por dia. Caso contrário, há a obstrução dos poros e o surgimento de cravos e espinhas. A esfoliação com produtos adequados também ajuda a mandar a acne embora e pode ser feita pelo menos uma vez por semana. Evite lavar mais que duas vezes e com água quente. Esses dois atos ressecam a pele e produzem efeito rebote; para se defender da perda de gordura, a pele produz mais óleo.

Maquiagem

A maquiagem, se não retirada adequadamente, é a maior responsável pela formação de acne em mulheres adultas, pois em conjunto à oleosidade, ela obstrui os poros. Quem tem pele oleosa deve optar por produtos em pó, e não cremosos ou oleosos.

Alimentação

Tudo o que você come reflete na sua pele. Não há comprovação científica, mas alimentos ricos em gordura saturada, como frituras e chocolate, se consumidos em excesso, são propensos a causarem acne, principalmente em peles oleosas. Já os alimentos cítricos, como morango, acerola e limão são ricos em vitamina C, que ajuda a regular essa produção. Água também é fundamental, pois a hidratação é feita de dentro para fora, além de ser veículo de impurezas e eliminar as toxinas. Beba pelo menos 2litros por dia.

Tratamentos caseiros

Além dos produtos que vemos nas prateleiras, também é possível tratar a pele oleosa com tratamentos caseiros.

Hidratante

3 colheres de sopa de iogurte natural

½ cenoura ralada

Misture os ingredientes e aplique na pele limpa. Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

Esfoliante caseiro

Depois de passar sabonete, com a pele ainda espumada, mergulhe seus dedos em grãos de fubá a passe na pele, com movimentos circulares. Enxágue em seguida.

Máscara reguladora e calmante

1 colher de argila verde

1 xícara de água

Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Aplique na pele e deixe agir por 10 minutos. Enxágue com água fria e hidrate normalmente.

Por Helena Dias


Comente

Assuntos relacionados: pele oleosa

Últimas