Benefícios da vitamina C à pele

O ácido ascórbico é a fonte de vitamina C mais eficaz usada em produtos para a pele
Benefícios da vitamina C à pele

Foto: iStock / CharlieAJA

Para combater o envelhecimento precoce é preciso fazer uso de algumas armas poderosas, como a vitamina C. Ter aquela pele linda, radiante, suave e rejuvenescida também depende muito dos nossos hábitos de vida e, principalmente, da alimentação e dos cuidados diários com a ela.  


A vitamina oferece inúmeros benefícios à derme, agindo como um potente antioxidante e protegendo a pele contra os danos proporcionados pelos radicais livres, moléculas que promovam o envelhecimento prematuro das células epiteliais.

Além disso, as agressões externas também comprometem a saúde da nossa pele, pois estamos sempre expostos à poeira, aos raios solares e a outros fatores ambientais, que exercem um papel fundamental no envelhecimento precoce.

Quando incorporados em sua rotina de cuidados diários, os produtos e cosméticos formulados com a vitamina C são capazes de fornecer diversas vantagens para manter a pele com uma aparência mais jovem por mais tempo! Entre os principais benefícios da vitamina C estão:

  • Redução do aparecimento de manchas (melasmas) e outros tipos de danos causados ​​pelo sol;
  • Ajuda a aumentar a produção de colágeno saudável (em suma, pele mais firme!);
  • Reduz a inflamação e a irritação dos folículos epiteliais;
  • Promove a regeneração mais rápida da pele;
  • Aumenta a eficácia dos protetores solares e amplia os mecanismos de defesa natural da pele contra a exposição aos raios UV.
  • Grande parte das pesquisas feitas com relação aos benefícios da vitamina C para a pele apontam que o ácido ascórbico, também conhecido como ácido L-ascórbico, é a fonte de vitamina C ideal utilizada em produtos formulados para a pele. 

    Quando adequadamente formulado, o cosmético contendo ácido ascórbico ajuda a criar uma pele mais jovem e mais firme, amenizando bastante as linhas e marcas de expressão, além das manchas causadas ​​pelo sol e marcas pós-acne.

    Contudo, independentemente do tratamento escolhido, vale ter em mente que o uso de protetor solar antes, durante e depois do tratamento é primordial para uma pele mais jovial e revitalizada, afastando também os riscos de câncer de pele.

    Por Renata Branco

    Comente

    Últimas