Bioimpedância: método para otimizar sua dieta e exercícios

Conhece o exame de bioimpedância? Este método não invasivo permite que você construa o corpo ideal!

 

Bioimpedância: método para otimizar sua dieta e exercícios

Foto: iStock / Visivasnc

A maioria das pessoas tem o costume de simplesmente se pesar em uma balança comum e basear a saúde do corpo no número que o ponteiro da mesma está indicando. No entanto, para ter uma noção geral e detalhada de tudo o que compõe o nosso corpo, é necessário lançar mão de métodos tecnológicos, como a bioimpedância. Você conhece?

Utilizada para medir a composição corpórea, a bioimpedância não apresenta apenas o peso total do corpo, o exame não-invasivo detalha o peso e porcentagem de tudo o que compõe o corpo: gordura, músculos, água corpórea e peso total. 

Além disso, o método se baseia no resultado dos números e porcentagens para fornecer o IMC (Índice de Massa Corporal), que mede o peso ideal, e TMB (Taxa Metabólica Basal), que mede a quantidade de calorias que o corpo gasta para funcionar.

Ou seja: o exame é um importante aliado para quem está em busca de uma mudança corporal através de atividades físicas, dietas e emagrecimento. Com o método moderno, é possível "esculpir" o corpo com o índice ideal de gordura e músculos e alcançar suas metas de acordo com o seu planejamento.

Se basear no número da balança para "construir" o corpo desejado é um grande erro, já que ela pesa o corpo como um todo: órgãos, fluídos, ossos, músculos, água, gordura e pele. Então,

nem sempre quer dizer que você perdeu gordura (emagreceu) quando o ponteiro da balança indica alguns quilinhos a menos, pode ser perda de líquido, músculo, etc.

O exame:

Este exame é realizado com o paciente deitado e é colocado dois pares de eletrodos adesivos na mão e no pé direito, onde ocorre a passagem de uma corrente elétrica. O procedimento não proporciona dores e é realizado em poucos minutos.

Outro exame é por meio de uma balança especial. Ela possui marcações para você alinhar seus pés nos dois sensores e suas mãos sobre os dois sensores laterais. Em seguida você deve informar a sua altura e a sua faixa etária, para que assim possa iniciar o cálculo das medidas.

Mesmo sendo um método não invasivo, a contraindicação do exame de bioimpedância é para gestantes e pessoas que possuam marcapasso.

Por Livia Duarte


Comente

Últimas