Bronzeamentos

Bronzeamentos

Bronzeamento e Filtros Solares

O bronzeamento é uma defesa da pele contra a radiação solar produzindo a melanina, que é o pigmento que dá coloração à pele. Cada um tem mais ou menos quantidade de melanina, por isso algumas pessoas ficam morenas e outras parecendo com um pimentão. Estas pessoas tendem a ser as mais claras e que precisam de maior proteção.

A gradação funciona assim:

Bronzeamentos tabela

Bronzeamento Artificial e Autobronzeadores

"O bronzeamento artificial está muito difundido e a procura é grande, porém a população em geral pouco sabe sobre as conseqüências a curto e longo prazo", alerta Edy. Os fabricantes de câmaras bronzeadoras garantem que elas só emitem radiação UV-A, mas é sabido que elas também são causadoras de envelhecimento e tumores cutâneos, de forma geral recomenda-se exposição racional às câmaras e ao sol.

O que é recomendável em relação ao bronzeamento artificial é fazer uma gomagem - tratamento com sais marinhos e óleos aromáticos para retirar as células mortas - antes de começar o tratamento e 2 sessões por semana, num total de 10 sessões e hidratar bem a pele antes durante e depois do tratamento.

leia também


Os autobronzeantes também não dispensam estes cuidados já que a maioria não possui filtro solar, e funcionam apenas como uma maquiagem, tingindo a pele. Para Edy, se aplicados com o devido cuidado e um mês antes de ir à praia, eles são uma "boa alternativa para quem não quer entrar no verão branquinha". É necessário fazer uma exfoliação antes de aplicar o produto para uniformizar a pele, de forma que partes mais secas, como o joelho e o cotovelo, não fiquem manchadas. Na hora de passar também muito cuidado e atenção às indicações. Cuidado também na hora de colocar a roupa. Se não houver retoques, a pele vai desbotando com o tempo até voltar à coloração normal.

Comente

Últimas