Cabelos lindos no verão

Confira 10 mandamentos para manter os cabelos lindos no verão

Cabelos lindos no verão

Todo mundo sabe que se expor ao sol sem proteção pode causar danos à pele e aos cabelos também, deixando-os quebrados, secos e com frizz. Falta de filtro solar capilar, chapéus e produtos adequados contribuem e muito para que esse quadro fique ainda mais evidente logo nas primeiras semanas do verão. Mas dá tempo de reverter a situação, fique tranquila.

Para o hairstylist Elias de Oliveira, membro da equipe técnica da Lacan Cosméticos, especializada em tratamento capilar, na bolsa de uma mulher no verão não pode faltar um reparador de pontas. Ele deve ser reaplicado sempre que necessário para preservar a hidratação dos fios. E para deixar os cabelos bonitos no verão a dica é usar sempre produtos com proteção solar.

"Use produtos com proteção UV e abuse dos finalizadores, dependendo do tipo de cabelo. Complemente os cuidados com protetores físicos, no caso chapéu ou boné feitos com tecidos que permitem a respiração do couro cabeludo", indica.

Elias fez uma listinha com os 10 mandamentos do cabelo saudável. Preste atenção.

Mandamento 1: use leave in com FPS nos fios secos (ou úmidos) 30 minutos antes da exposição ao sol. Dê preferência aos que são enriquecidos com filtro solar e que agem por meio da nanotecnologia e proteína termoativada. Reaplique o produto sempre que houver necessidade, principalmente, após o mergulho ou suor excessivo.

Mandamento 2: evite prender o cabelo. Aliás, presilhas e elásticos desencapados causam a quebra dos fios.

Mandamento 3: alimentos com aminoácidos do tipo cistina, arginina são responsáveis pelo substrato do fio capilar. Abuse da gelatina!

Mandamento 4: o condicionador deve ser usado e pode até ser acompanhado da máscara capilar sempre que você lavar o cabelo para reforçar a hidratação. Dica: use primeiro a máscara, que é mais concentrada em ativos, para que estes sejam absorvidos pela cutícula do cabelo que está aberta. Depois finalizar com o condicionador, que complementará o que faltou de ativos e selará a cutícula, ajudando na hidratação.

Mandamento 5: sempre que possível dê um tempo ao secador ou use na temperatura menos quente.

Mandamento 6: faça hidratação profunda semanalmente para repor a umidade natural dos fios.

Mandamento 7: chapéu e boné também fazem parte da proteção contra os raios UV. Lembrando que o chapéu tem que ser de palha e o boné de algodão para o couro cabeludo respirar.

Mandamento 8: após lavar o cabelo, deixe-o solto de três a seis horas para que não fique opaco e quebradiço.

Mandamento 9: a escolha do produto certo é fundamental para tratar o cabelo. Não compre os cremes simplesmente porque estão na moda, mas sim aqueles que atendem ao seu tipo de cabelo.

Mandamento 10: evite a água quente nos fios. Se possível, finalize com um jato de água fria.

Por Marisa Walsick (MBPress)

Comente

Últimas