Cabelos lindos também no verão!

cabelos lindos no verão

É no verão que os cabelos sofrem mais danos, seja pela água salgada do mar, pela água cheia de cloro das piscinas, pelo sol ou pelo vento. Para você ficar com as marcas do verão só no corpo bronzeado, o Dr. Marcelo Bellini, dermatologista e diretor da Clínica Corpo em Evidência, criou um o guia prático para proteger as madeixas do calor.

Uma boa sugestão para livrar os fios dos males causados pelos raios solares é usar bonés ou chapéus. Mas quem quer ficar com os cabelos escondidos? Dr. Marcelo dá uma dica ótima para deixar a cabeleira ao vento e sem prejudicá-los: "O uso de leave-in com fator de proteção solar e nutrientes como bio-restore, ceramidas, manteiga de karité, lunamatrix, manteiga de Illipê e lanolina ajudam a proteger os fios contra as agressões do sol".

A água do mar tem uma quantidade muito grande de sal, o que deixa os cabelos desidratados, porosos e opacos. Dr. Marcelo ressalta a importância de lavar os cabelos com água doce, de preferências água mineral, e reaplicar o leave-in.

O cloro das piscinas também causa muitos danos: ressecamento, pontas duplas, perda de brilho e da oleosidade natural dos cabelos. Quem tem as madeixas mais claras tem um problema a mais, o aspecto esverdeado que surge após alguns dias de piscina. "O causador do problema é o sulfato de cobre, ele se liga a queratina do fio. Para prevenir esse transtorno é necessário utilizar leave-in, o produto vai proteger os cabelos contra o contato do sulfato de cobre", ensina.

Se a mudança na cor dos fios já ocorreu, o especialista ensina como converter os danos: "Utilize shampoo anti-resíduo uma vez por semana. Passar uma mistura de leite e água ou vinagre de maçã nos fios também ajuda", explica.

É importante que durante o verão haja a diminuição do uso do secador e da chapinha, pois os fios já estão mais fragilizados. Para diminuir o frizz Dr. Marcelo indica o uso de pentes de madeira ou de osso. "Eles reduzem a eletrostática dos cabelos. Nunca utilizar pentes de plástico porque eles aumentam a quantidade de fios eriçados", ensina.

Sobre os leave-in, o autor do guia afirma que se aplicados nos cabelos molhados, ele pode não ser absorvido completamente e deixar os cabelos pesados e oleosos. "O uso abusivo de leave-in pode deixar o cabelo oleoso e pesado. O correto é utilizar pequenas quantidades do produto, aplicá-lo do meio para as pontas, nunca passá-lo na raiz dos cabelos", ressalta.

Se todos estes cuidados forem tomados, não haverá riscos para os seus cabelos neste verão.

Comente

Últimas