Como acertar no desodorante?

Como acertar no desodorante

Encontrar o desodorante ideal nem sempre é tarefa fácil. Alguns podem manchar as roupas mais claras, outros as mais escuras. As peles mais sensíveis sofrem também com alergias.

Ou os antitranspirantes não cumprem a sua função. Felizmente, existem no mercado marcas que se preocupam em desenvolver fórmulas que suportem a correria do dia a dia.

A pele das axilas é muito sensível e sofre ainda mais com as sessões de depilação. "Assim, qualquer desodorante com algum componente alcoólico pode causar alergias e queimaduras de graus variáveis nas axilas", afirma a dermatologista da clínica Due, localizada em São Paulo, Dra. Cristiane Braga.

A dermatologista explica que a sensibilidade desta região a deixa mais suscetível a dermatite de contato. "Este problema corresponde a uma reação alérgica e inflamatória causada pelo contato com algum ingrediente que compõe os desodorantes". Entre as essências que podem causar a alergia estão substâncias alcoólicas, óleos vegetais - de lavanda ou outros - e o cloridróxido de alumínio - utilizado para reduzir suadores. Porém, Braga garante que a lesão mais comum é uma mancha vermelha que provoca ardência e, com o tempo, forma sobre ela uma crosta, também uma possível mancha escura.

Cada tipo de pele se adequa melhor a uma fórmula, por isto, não podemos eleger qual é o melhor desodorante. Não é necessário variar a marca do antitranspirante, a não ser que ele contenha substâncias que causem irritações na pele. Sobre qual seria o melhor, aerosol ou roll-on, a Dra. Cristiane Braga afirma: "O aerosol entra menos em contato com a pele da axila, mas, geralmente, possui um componente alcoólico".

A variedade de produtos à venda é muito grande. Entre os mais procurados estão os que prometem reduzir os pelos das axilias. A dermatologista conta que o resultado varia de pessoa para pessoa, mas pode ser sentindo nos primeiros meses de uso. Mas não espere milagres, pois os desodorantes não vão eliminar os pelos indesejáveis. O que pode ocorrer é um crescimento mais lento de pelos mais finos, facilitando a depilação.

No mercado há uma novidade para as mulheres que têm que se desdobrar em três. A Vichy lançou o Stress Resist, um antitranspirante que age por até 72h, mesmo que você esteja sob grande estresse. Ele promete uma secagem duas vezes mais rápida do que os produtos comuns. Além disso, controla o fluxo de transpiração, combatendo a flora microbiana. O antitranspirante Stress Resist custa em média R$ 45,90 (preço sugerido pela Vichy).

A dermatologista completa: "Cada pessoa deve procurar um desodorante que mais lhe agrade, evitando os que contenham componentes alcoólicos e preferindo aqueles com substâncias calmantes para a pele das axilas como, por exemplo, a Aloe Vera".

Comente

Últimas