Como amenizar as estrias em casa

Dermatologista dá algumas receitas caseiras para amenizar estrias

Como amenizar as estrias em casa

8 entre 10 mulheres já sofreu com as estrias, principalmente depois da gestação. Para o tratamento, os ácidos são os mais indicados, especialmente o ácido retinóico, que estimula a formação do colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Depois dele vem o laser e o peeling, mas quem quiser, pode lançar mão de receitas caseiras.

Mas afinal, por que as estrias aparecem? Valéria Campos, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que elas são fissuras formadas pela distensão excessiva do tecido e podem ocorrer como consequência do crescimento rápido e exagerado na puberdade, ou pelo aumento demasiado do peso, observado na obesidade, na gravidez ou até no inchaço da TPM.

"A estria não tem cura, mas dependendo da fase e do tratamento é possível conseguir uma melhora próxima a 100%. Em estágios iniciais, conhecidos também por fase inflamatória, as células têm maior capacidade de regeneração, podendo ter uma melhora de até 100%. Quando a estria tem mais de um ano e já apresenta cor esbranquiçada, as chances de melhora caem para 50%.", conta a dermatologista.

Conheça três receitas caseiras:

Óleo de buriti

Ele tem coloração levemente avermelhada, é rico em carotenóides e pró-vitamina A. Esse óleo colabora na manutenção de uma pele mais elástica, além de promover ação antioxidante e anti-inflamatória. Deve ser aplicado na pele e revestido com plástico filme por no mínimo 30 minutos. Ele apenas melhora o aspecto da estria temporariamente, mas não a trata.

Azeite de oliva

Ele promove hidratação duradoura, com alta capacidade de absorção de água. Permite a recuperação da elasticidade da pele, evitando o surgimento de estrias. Estudos recentes comprovam a sua ação preventiva na gestação.

Café

Use a borra do café que fica no filtro para fazer uma esfoliação na área. Remova o excesso com água (não usar sabão), coloque algumas gotas de azeite de oliva e cubra com plástico filme por 30 minutos ou ate o óleo sumir. Evitar expor a área ao sol se ficar irritada. Faça isso duas vezes por semana.

Por Helena Dias


Comente

Assuntos relacionados: estrias

Últimas