Como amenizar olheiras

Dicas de tratamento e maquiagem

Como amenizar olheiras

As olheiras são bolsas escuras abaixo dos olhos, meio arroxeadas, causadas pelo estresse ou falta de sono. A formação das marcas faciais se forma porque a região das olheiras possui uma pele muito fina, por isso que ficam rapidamente alteradas. A idade, com o fotoenvelhecimento, também podem favorecer as manchas que acontecem por causa do acúmulo de melanina e da dilatação dos vasos sanguíneos da pele das pálpebras.

Algumas olheiras são profundas, seja pela genética (fato hereditário) ou por permanecer por muito tempo sem cuidados. Nestes casos é recomendado que se faça um tratamento na pele das pálpebras. Dentre os pigmentos existentes, os mais recomendados são os peelings - com ácido tioglicólico para remover até 90% das manchas escuras.

Outros tratamentos para olheiras que podem ser feitos são os com lasers (ótimos para clarear as partes escuras), luz intensa pulsada (que vai revitalizar a região) e preenchimento de ácido hialurônico nas goteiras lacrimais profundas - aumentam o volume das manchas que ficam profundas.

Em todos os casos, as olheiras podem ser controladas e evitadas com atitudes cotidianas. Protetores solares vão diminuir o contato com o sol - já que aumenta a produção de melanina -, noites de sono bem dormidas vão amenizar o tamanho das manchas e compressas com chá de camomila vão acalmar a pele e contrair os vasos sanguíneos, perdendo as forças das olheiras intensas.

Na maquiagem, a dica é buscar por corretivos que vão balancear as cores das olheiras. Algumas manchas são mais escuras, próximas do roxo, e outras são mais próximas do laranja e dão um efeito amarelado. Procure maneirar na quantidade de maquiagem para não craquelar e dê batidinhas na região, ao invés de aplicar a make com muita intensidade. Ah! Prefira os líquidos que ficam homogêneos com mais facilidade.

O rímel e o lápis de olho podem ser vilões das olheiras. Ambos, se aplicados em excesso, podem deixar resquícios nas pálpebras e evidenciar a região mais escura. Os cremes contra olheiras também são opções para diminuir as manchas escuras no rosto. São produtos que podem ser usados diariamente, pois tratam gradativamente das bolsas abaixo dos olhos. Prefira aqueles que têm ações clareadoras, pois vão diminuir a melanina da região com mais precisão.

Por Caroline Sarmento


Comente

Assuntos relacionados: olheiras

Últimas