Como fazer o auto-exame

Como fazer o autoexame

Você já conhece o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Pois é, fazer o exame é necessário. "A partir do primeiro ciclo menstrual, as pacientes devem ser estimuladas à realização do auto-exame nas mamas. Com relação ao exame médico propriamente dito, ele deve ser feito anualmente, durante a coleta do papanicolaou.", afirma o Dr. Francisco Gualda Coelho, gerente médico do IBCC. Se você não gosta de ir ao médico vença este medo, mas o Dr. Francisco lembra que "Ninguém conhece a mama melhor do que a "dona": toque-se. Desenvolva essa prática positiva."

Quanto ao câncer do colo do útero, ele é um dos mais preveníveis e um dos mais curáveis também, portanto, realize o seu exame de papanicolaou, pelo menos uma vez ao ano, e aproveita a viagem para checar se está tudo bem com as mamas.

  • Faça mensalmente o auto-exame das mamas. Acima de 45 anos, faça pelo menos uma mamografia.
  • No Banho: levante um braço. Com os dedos esticados, toque cada parte do seio suavemente, procurando sentir caroços ou nódulos. Use sua mão direita para examinar o seio esquerdo e a mão esquerda para examinar o seio direito.
  • Diante do espelho: com os braços levantados, procure cuidadosamente por alterações de tamanho, forma e contorno em cada seio, observando a existência de rugosidade, entradas ou mudanças na textura da pele. Aperto os mamilos suavemente procurando secreções.
  • Deitada: coloque a mão direita atrás da cabeça. Com a mão esquerda e os dedos indicador e médio esticados, pressione suavemente a mama direita com movimentos circulares que vão desde a periferia ate o mamilo. Usando a mão esquerda, repita o movimento no seio direito.
  • Em pé: pressione levemente o mamilo entre o polegar e o indicador, para verificar a ocorrência de secreções. Use o mesmo movimento circular para examinar as axilas.
  • Encontrando alterações de qualquer natureza, procure imediatamente um médico. Quanto mais cedo o CÂNCER DE MAMA for detectado, maiores as chances de se alcançar a cura.

    O AUTO-EXAME NÃO SUBSTITUI OS EXAMES PERIÓDICOS QUE VOCÊ DEVE FAZER COM UM MÉDICO ESPECIALISTA.

    Informações do site www.ibcc.org.br

    Comente

    Últimas