Corpo bronzeado e saudável

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
corpobronzeadosaudavel

Você não precisa passar o verão "branquinha", ou debaixo do guarda-sol, para se proteger dos efeitos nocivos do calor. Mas também não pode se expor ao sol sem proteção. Para ganhar um bronzeado bonito e saudável basta usar o filtro solar específico para o seu caso e aplicá-lo da forma correta.

Segundo a dermatologista Adriana Vilarinhos, os filtros - ou protetores solares - são substâncias que, aplicadas sobre a pele, protegem a mesma contra a ação dos raios ultra-violeta (UV) do sol, permitindo que o bronzeamento fique mais saudável. Mas, "não vale a pena usar Fator de Proteção Solar (FPS) acima de 30 porque sua fórmula "pesada" aumenta a sensibilidade da pele, sem melhorar significativamente a proteção contra envelhecimento e queimaduras", explica.

Todo excesso, mesmo que por apenas um dia, é perigoso. "O sol causa danos nas fibras de colágeno presentes na derme e modifica a estrutura celular do código genético. O resultado são alterações na pele, como manchas escuras, ou claras, que podem levar à formação de lesões degenerativas e a alteração cutâneas malignas, como carcinomas e melanomas", diz Adriana.

Segundo a médica, o uso de um protetor é o escudo invisível para quem não quer ser pego de surpresa no futuro. "Não use e abuse do sol, mas sim do filtro solar", aconselha.

Para esclarecer suas dúvidas sobre a forma de aplicação e a escolha do produto, o Cyber Diet preparou algumas dicas, segundo a dermatologista.

Exposição

Para se manter protegida basta se expor no horário em que o sol não agride tanto a pele. "O melhor período é antes das 10h e depois das 16h, além de passar protetor e usar óculos- escuro e chapéu", indica Adriana.

Economia

Quando bater aquela "preguicinha" de usar o cosmético, lembre-se que ele é a melhor forma de economizar. "Futuramente a pessoa vai gastar com caríssimos e intermináveis tratamentos estéticos, para apagar as resistentes manchas, assim como as rugas e a aparência de que você tem mais idade do que a sua identidade mostra", afirma a médica.

Exercícios físicos

Quando for praticar esporte é importante que a pessoa esteja devidamente protegida. "Se a sua pele for clara, lance mão de um protetor 30, mas se for morena um 20 é suficiente. Reaplique o produto de duas em duas horas. O creme sozinho não oferece proteção total. Sendo assim, durante a ginástica é essencial também usar camiseta, boné e óculos escuros", diz a especialista.

Pele

Para cada tipo de pele tem um produto específico. "Quem tem pele oleosa deve usar gel protetor. Já as pessoas com pele mista podem utilizar gel ou loção. Na pele seca é indicado o uso de creme ou loção protetora cremosa", explica Adriana.

Água

Na praia ou na piscina, atenção: mesmo protetores com maior durabilidade e à prova d’água devem ser reaplicados a cada duas horas, independentemente das recomendações do rótulo. Mergulhou? Transpirou muito? Volte a passar o protetor. "Apesar de todos os cuidados, um dia de exposição intensa pode resultar em vermelhidão e ardor, principalmente se sua pele é muito clara. O ideal é tomar uma aspirina a cada seis horas e aplicar um produto calmante, de preferência em forma de gel, que contenha aloe vera ou gingko biloba", aconselha a dermatologista.

Maquiagem

Na hora de se maquiar, primeiro passe o protetor e depois faça a pintura. "Para quem passa o dia todo fora de casa e usa make-up ou filtro com FPS 8 ou 10, pode fazer o retoque apenas na hora do almoço. Mas quem trabalha na rua, deve aumentar essa proteção para 15. E subir para 30 se toma anticoncepcional, pois tem tendência a manchas, ou faz tratamento anti-sinais", recomenda Adriana.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: verão pele saudável bronzeamento

Últimas