Cuidados para quem abusou do sol

Cuidados para quem abusou do sol

Foto: Dreamstime

Todo mundo quer pegar uma corzinha no verão e e ficar com a pele bronzeada e com aquela marquinha de sol. Mas quando não são tomados os cuidados básicos, as marcas que ficam na pele nem sempre são aquelas tão desejadas.

Manchas, pele ressecada e descascada, envelhecimento precoce são alguns efeitos de um banho de sol sem o uso de protetores solares. A dermatologista Adriana Caldas, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, lembra que os cuidados com a saúde da pele não podem ser deixados de lado.

"O verão é a época em que as pessoas ficam mais expostas ao sol e, consequentemente, mais vulneráveis a todos os prejuízos causados pelo excesso de exposição aos raios solares. O hábito de tomar sol sem proteção pode até causar o câncer de pele", avisa.

Um jeito prático de avaliar a gravidade de uma queimadura é se houve formação de bolhas. A presença de bolhas indica uma queimadura de segundo grau, que já é mais grave que uma de primeiro grau, exigindo maiores cuidados. As queimaduras podem ser classificadas de acordo com a profundidade em primeiro, segundo ou terceiro grau.

Adriana esclarece que, se a pele já está bastante queimada pelo sol, a única coisa a se fazer é aliviar os sintomas com algumas dicas simples:

- Faça compressas frias com bolsas térmicas próprias ou com toalhas umedecidas sobre a pele para refrescar; ou use água termal em spray gelada (há várias marcas no mercado);

- Em caso de queimadura, não passe nenhuma pomada ou creme sobre a área afetada. Deixe a área queimada exposta, mas protegida do sol;

- Em queimadura mais leve, sem bolhas, pode ser usado um creme a base de corticóides leves, por pouco tempo, sempre indicado por um médico;

- Em queimaduras mais graves, com bolhas pode ser usada vaselina líquida. Mas sempre com orientação médica para que seja diagnosticada uma possível infecção;

- Se formar bolhas, não as estoure;

- Evite tomar sol sobre a pele nova;

- Use bastante hidratante. Se preferir, deixe-o resfriar na geladeira antes da aplicação;

- Beba bastante água para hidratar a pele;

A solução para evitar esses males é a prudência em frequentar locais ensolarados em momentos de menor intensidade da irradiação e por um período reduzido com permanência na sombra e uso de chapéus e camisetas e filtro solar com fator de proteção solar FPS 30 ou maior.

Por Jessica Moraes

Comente

Últimas