Cuide do cabelo no verão!

Dicas para fios loiros, crespos e oleosos
Cuide do cabelo no verão

Durante a estação mais quente do ano você precisa redobrar a atenção com os seus cabelos. O suor, a areia, o sal e o cloro podem danificá-los e recuperá-los não é tarefa fácil. Por isso, nada de deixar para cuidar dos fios só quando voltar de viagem, viu? Agindo corretamente antes e durante a temporada de mergulhos, você garante a beleza e a vitalidade das suas madeixas e evita gastos com longos tratamentos pós-sol.

Antes de tudo hidrate seu cabelo com produtos à base de silicone, para formar uma película protetora contra a ação da água da piscina e do mar. Outra dica é lavar os cabelos com água doce depois do mergulho para evitar o acúmulo de sal, areia e cloro. E não deixe seu cabelo secar com a água do mar, pois ela aumenta a radiação solar nos fios.

Adquira também o hábito de usar shampoo antirresíduo ou pós-sol, uma vez que ele diminui ainda mais o acúmulo de cloro e sal. Depois aplique um bom creme sem enxágüe, de acordo com seu tipo de cabelo.

Veja mais algumas dicas que o Mais Equilíbrio reuniu para você cuidar direitinho dos seus cabelos:

Cabelos loiros

- As loiras naturais não precisam temer o tal efeito esverdeado. Isso acontece quando o loiro é fruto de processos químicos. Mas nem por isso devem descuidar da beleza!

- Hidrate bem os fios antes de ir para a praia ou piscina. Os fios ressecados ficam ainda mais suscetíveis aos danos provocados pelo cloro da piscina e pelo sal e areia do mar. E, durante o verão, hidrate toda semana.

- Para quem não sabe, a piscina agride muito mais o cabelo do que a água do mar. Isso porque a quantidade de produtos químicos usados para tratar a água da piscina é enorme. Logo, para evitar que o cabelo absorva grande quantidade de cloro, encharque-o na ducha antes de dar um mergulho. Com os fios bem molhados, o cloro terá mais dificuldade para deixá-los esverdeados.

- Outra opção é usar um protetor capilar antes de entrar na água. Ele também serve como uma película para minimizar os efeitos do sal e do cloro.

- Se o cabelo ficou verde não se desespere. Há uma série de procedimentos para reverter a situação: amorne um pouco de leite e passe nos fios até sair a cor verde; use shampoos e condicionadores com pigmento violeta; ou lave o cabelo com uma solução composta por uma colher de vinagre e um copo de água.

- Não tinja os cabelos para esconder os esverdeado. Você só vai "maquiar" os fios e danificá-los ainda mais.

Cabelos crespos

- Esse tipo de fio sofre muito mais do que o liso, por ser mais frágil. Portanto, hidratação antes de viajar e durante é uma ordem.

- Ao sair da praia ou do mar abuse dos produtos sem enxágue. Assim, enquanto os cabelos secam, você evita o ressecamento e o frizz.

- Ao lavar os cabelos em casa use xampu, condicionador e leave-in. Evite a chapinha ou secador e use os dedos para definir os cachos.

- Aposte nos condicionadores sem enxágue. Eles formam uma película que protege os fios.

Cabelos oleosos

- As mulheres com fios oleosos fogem de máscaras e cremes para pentear, por acharem que eles potencializam a oleosidade. Só que o verão resseca qualquer tipo de cabelo. Portanto, leve na mala esses produtos e escolha os que são ideais para o seu tipo de cabelo.

- Na hora de comprar o protetor capilar, prefira a versão em spray, porque não deixa os fios "melados".

- Intercale o uso de shampoo específico para cabelos oleosos com um shampoo neutro para retirar o excesso de oleosidade e os resíduos. Massageie bem o couro cabeludo na hora de aplicar, assim você retira o sebo acumulado.

- Tanto a máscara quanto o condicionador não devem ser aplicados na raiz. Caso contrário, a oleosidade aumentará ainda mais.

- Você pode lavar os cabelos todos os dias para evitar o acúmulo de oleosidade. Até duas vezes ao dia se você preferir.

- Evite amarrar os cabelos, pois o suor vai potencializar a oleosidade. Evite também cobri a cabeça com bonés e chapéus durante muito tempo.

- Utilize sempre água natural, morna ou gelada. A alta temperatura vai ressecar os fios e estimular ainda mais a oleosidade.


Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: verão cabelos

Últimas