De rosto limpo

De rosto limpo

Na hora de ir trabalhar, passear, malhar e até paquerar, o rosto é a sua imagem que primeiro entra em contato com as pessoas - ou pelo menos deveria ser, mas sempre existem homens e mulheres que olham a gente na maior cara de pau de alto a baixo: os homens para analisar meticulosamente o corpo e as mulheres para checar se a blusa, o cinto e a sandália combinam. - Por isso, é muito importante cuidar para que ele esteja sempre bonito. Nesta hora recorremos a todos aqueles cremes, às máscaras e às rodelas de pepinos nos olhos.

Ser mulher dá um trabalhão: cabeleireiro, depilação, manicure, roupas da moda... Mas falando a verdade, a gente adora ter tooodos aqueles cremes em cima da pia, carregar um nécessaire lotado toda vez que vai viajar e ter um kit de sobrevivência na bolsa com lixa, batom, base, rímel e outras coisitas mas.

Para que o seu rosto fique sempre jovem, com a pele firme e viçosa, e para afastar as ruguinhas, seja como a Penélope Charmosa e seja muito vaidosa sim!

A esteticista Edy Guimarães conta passo a passo a rotina de cuidados que devemos ter. "Existem 3 passos básicos: a higienização, a hidratação e a fotoproteção." Lembrando sempre que em cada passo deve-se levar em conta o tipo de pele de cada um e sempre evitar produtos com álcool - eles ressecam a pele acelerando o processo de envelhecimento. Mas, já existe o álcool à base de cereais que é menos agressivo à pele e tem sido mais usado pela indústria de cosméticos.

Higienização

Limpar a pele é essencial, previne manchas, envelhecimento e faz com que a hidratação possa ser mais eficiente. "Se você lava superficialmente, não hidrata", diz Edy, que completa: "Limpar a pele não é ressecar". A oleosidade está lá para proteger, só é preciso controlá-la.

Sabonetes em pedra ou líquidos são mais indicados para peles oleosas, espumas e géis de limpeza para peles mistas e leites demaquilantes para pele seca.

Uma dica: o ph da pele é alterado na menopausa, deixando a pele mais seca. Nesta fase, portanto, recomenda-se o uso de leites demaquilantes.

Para complementar a limpeza use um tônico adequado ao seu tipo de pele.

Hidratação e fotoproteção

Estes dois itens podem estar associados para facilitar e ganhar tempo. É sempre recomendado usar um creme ou um gel já com filtro de proteção, mesmo se o dia estiver nublado. Assim, você previne o aparecimento de manchas, rugas, sardas e o desgaste da pele provocado pelo sol. No caso de peles mistas ou oleosas - que acredite são de 50 % a 70% dos casos - o gel é uma boa opção, pois o filtro já é oleoso.

Porém quando for à praia ou expor-se mais ao sol, o bloqueador é "um mal necessário". Existem filtros químicos e físicos e neste momento quanto mais melhor. Também é bom lembrar de passá-lo pelo menos 30 minutos antes de sair no sol, pois ele demora um pouco até ser absorvido e fazer efeito.

Dica: passe o filtro também no dorso das mãos e no colo para adiar o aparecimento das manchas hormonais.

Proteger a pele no verão ou na praia com hidratantes nunca é exagero. Na volta, use sabonetes ou espumas de banho para a pele e abuse do creme.

Receita de máscara hidratante para todos os tipos de pele

Edy Guimarães

Rua Inhambu, 339

Indianópolis Tel: 5051 2197

www.edyguimaraes.com.br

Comente

Últimas