Dieta antibarriga

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Conheça alguns alimentos que ajudam a queimar a gordurinha abdominal

Dieta antibarriga

Não se desfaça das suas blusinhas coladinhas! Tudo bem que elas evidenciam aquela gordura abdominal indesejada, mas se você fizer algumas mudanças na alimentação, optar por uma dieta saudável e abandonar o sedentarismo, daqui a alguns meses vai poder sair por aí com essas e outras roupas que você deixou escondidas no fundo do guarda-roupa.

A regra dieta + exercícios físicos não falha para quem está disposta a batalhar por uma silhueta enxuta, e existem alguns alimentos que potencializam os resultados, ajudando você a eliminar gordura abdominal que sempre incomoda. São os alimentos termogênicos.

"Cada um desses ingredientes tem um mecanismo de ação particular, mas em sua grande maioria trazem aquela sensação de aquecimento do corpo. Quando são ingeridos, aumentam a temperatura corporal, aceleram o metabolismo, auxiliando na queima de gordura", explica a nutricionista funcional Gabriela Maia .

Os alimentos termogênicos atuam diretamente nas células que armazenam gordura, chamadas de adipócitos, potencializando a quebra das gorduras, principalmente durante o exercício, que é um ponto essencial em todo processo de perda de peso.

Cada alimento vai atuar somando força com a atividade física regular, eliminando a gordura. Conheça algumas iguarias termogênicas que vão ajudam na sua luta pela perda de gordura:

Pimentas, principalmente a vermelha e pimentões: eles aceleram o metabolismo em até 20%, porque aumentam a temperatura corporal e melhoram a circulação e o processo digestivo. As pimentas podem ser utilizadas no arroz ou no molho do macarrão, por exemplo.

Canela: é um condimento que, como as pimentas, melhora a circulação e promove aquele calorzinho. Seu uso é bastante vasto, pode ser colocado em cima de uma fruta, como a banana, na salada de frutas, no suco, em uma vitamina e até mesmo como um sabor especial no frango grelhado do dia a dia. A versão em pau é ótima para acompanhar um chazinho no meio da tarde.

Gengibre: integra o grupo dos temperos e condimentos termogênicos. Pode ser utilizado cru em sucos, ralado em cima da salada, refogado para dar aquele sabor especial aos legumes, frango, peixe ou carne vermelha ou ainda pode ser colocado no chá. Se você não gostar do sabor particular do gengibre comece com uma fatia bem fina. Você vai ver como ele muda um suco ou prato quente, por exemplo.

Chá verde: promove aumento da oxidação de gordura e da termogênese, em função de substâncias chamadas de catequinas, polifenóis que, combinadas com a cafeína, também presente no chá, promovem a ação termogênica. Além disso, já existem estudos que sugerem que os componentes do chá também ajudam no controle do apetite por interagirem com hormônios responsáveis por essas funções. Pode ser consumido também o chá branco, que é originário da mesma planta do chá verde, a Camelia sinensis, mas tem um sabor mais suave. Para preparar o chá, esquente 150ml de água e, quando estiver quase fervendo, desligue o fogo coloque 1 colher de chá da erva. Abafe por cinco minutos, coe e tome em seguida. E para quem acha que o chá verde amargo ou um pouco forte, experimente consumí-lo gelado batido com uma fatia de abacaxi e folhas de hortelã. Fica uma delícia!

Guaraná em pó e cacau em pó: possuem cafeína na composição, uma substância conhecidamente termogênica. O guaraná pode ser consumido em pequenas quantidades em sucos e o cacau, em sua versão em pó, em cima de frutas ou batido com sucos e vitaminas. E se você ficou animado com o consumo de chocolate, lembre-se que quanto mais cacau melhor. Somente os chocolates com mais de 50-60% de cacau são as melhores escolhas, mas mesmo assim fique em até 30g por dia.

Gabriela faz algumas ressalvas: "Alimentos como chá verde, guaraná em pó e cacau possuem cafeína. Por isso, pessoas hipertensas devem ter um cuidado redobrado em seu consumo."

Vale lembrar que esses alimentos só dão resultado se consumidos de maneira constante. Não adianta incluí-los nas refeições e não deixar de lado o prato de batatas fritas! "Esses alimentos serão um empurrãozinho para a dieta saudável, facilitando o processo de emagrecimento, por isso devem ser ingeridos com regularidade! Eles ainda vão tornar sua alimentação mais gostosa e cheia de novos aromas!", finaliza a nutricionista.


Juliana Falcão (MBPress)

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