Diga não aos pêlos

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Diga não aos pêlos

Buscando manter a pele sempre lisa e sem pêlos, as mulheres encaram variados processos de depilação, na maior parte nem um pouco prazerosos. Da mais prática e rápida à mais elaborada, todas as formas de eliminação dos pêlos têm suas vantagens e desvantagens.

Além do fator estético, a depilação também pode ajudar a evitar os pêlos encravados. Outro ponto positivo é o lado higiênico, já que, depilada, a mulher tem mais facilidade de manter a pele limpa.

Culturalmente, as mulheres brasileiras estão acostumadas à depilação. Nas grandes cidades, é fato raro encontrá-las com pêlos à mostra, principalmente em pernas ou axilas. No entanto, a mulher precisa saber escolher bem como eliminar os pêlos.

"A depilação faz com que a pessoa se sinta mais leve. Mas, independente da técnica que seja usada, é necessário tomar alguns cuidados", afirma Ximena Guerreiro, proprietária e esteticista do Instituto de Beleza Sahra.

Prós e contras

Segundo Ximena, a gilete ainda é o meio mais comum de depilação entre as mulheres. "Geralmente, as giletes são usadas nas pernas, virilha, região pubiana, ânus e axilas. É barato, rápido e prático", afirma.

No entanto, apesar da facilidade de uso, o método têm suas desvantagens. "Mas como os pêlos são cortados próximos à pele, seu crescimento também é rápido e eles surgem mais grossos".

As pinças também são utilizadas para depilar. "A maioria das mulheres utiliza a pinça para modelar sobrancelhas. A técnica também é adequada para a remoção de alguns pêlos que ficam após a depilação com cera" explica Ximena. A depilação com pinça, porém, é trabalhosa e demorada.

Se as pinças dão muito trabalho, os cremes e loções depilatórios facilitam a remoção dos pêlos. Mas apenas os retiram sobre a pele, não extraindo na raiz. "Antes de utilizar esses produtos é bom fazer um teste antes, passando uma pequena quantidade na parte interna de seu braço para ver se eles causam irritação à sua pele", acrescenta.

Outra técnica muito utilizada é a cera, que pode ser quente ou fria. Ela é muito utilizada para quem quer obter uma depilação mais duradoura, de até 20 dias. "Usando a cera quente, os pêlos demoram mais a crescer", continua Ximena.

Mas nem todas as mulheres podem usá-la. "Se a pessoa tem a pele sensível, tendência a varizes e pêlos encravados, ela é contra-indicada", diz a esteticista, que indica uma alternativa. "A cera fria é melhor indicada para quem não tem problemas com a pele, pois ela reduz a velocidade de crescimento dos pêlos e elimina boa parte deles após o uso constante".

Depilação definitiva

Para quem não tem paciência e quer livra-se de vez dos pêlos, há também os processos de depilação definitiva: eletrólise e laser. No entanto, ambos levam algum tempo para atingir os objetivos.

Na técnica eletrólise, as raízes dos pêlos são destruídas com corrente elétrica por meio de uma agulha fina, que os removem um a um. "Esse tratamento pode levar de um a dois anos, mas a pessoa não sente dor", explica Luana Saraiva, gerente geral do Instituto de Depilação Pello Menos.

A depilação a laser é a técnica mais avançada para a depilação definitiva. Ela elimina as raízes de maneira indolor. "Esse tratamento pode demorar até 15 meses e pode ser usado nas pernas, virilha e axila. Acaba com até 90% dos pêlos", afirma Luana.

Apesar do longo período de tratamento, a gerente do instituto apresenta duas grandes vantagens da depilação definitiva. Além de provocar o clareamento das axilas, a técnica elimina as inflamações.

Depilação artística

Mulheres têm enfrentado a dor e a demora da depilação com pinças para formar desenhos ou até letras na região pubiana. É a depilação artística, que, segundo a depiladora Flavia Giovanelli, vem sendo cada vez mais procurada.

"Desde que me especializei em decoração pubiana venho ganhando cada vez mais clientes", afirma. Flávia explica que a decoração é muito procurada em dias comemorativos, como aniversário de namoro, dia dos namorados ou em casamentos.

"Em datas especiais, a procura por desenhos artísticos cresce muito. As mulheres normalmente optam pela letra inicial do homem" explica Flavia.

Confira algumas dicas para te ajudar antes e depois da depilação:

  • Antes da depilação, seja qual for a técnica, evite o sol.
  • Outra boa dica é esfoliar a área a ser depilada, a esfoliação levanta os pêlos e ajuda a desencravá-los.
  • Depois da depilação a pele fica avermelhada e sensível. Evite calcinhas e calças apertadas, deixe sua pele respirar.
    • Facebook
    • Pinterest
    • Twitter
    • Google+

    Comente

    Últimas