Estresses cotidianos deixam marcas na pele

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Estresses cotidianos deixam marcas na pele

Quem não vive situações de tensão no dia-a-dia? É o trânsito parado, a tensão no trabalho, as preocupações em casa, a falta de tempo. Tudo isso traz ansiedade e, se não for controlada, prejudica até mesmo a pele.

Você está ao volante, esperando o sinal que abre e fecha. O seu carro nunca sai do lugar.A irritação é inevitável! O pior, além do mau-humor: o estresse do trânsito diário acaba deixando marcas na própria pele!

Nunca tinha se dado conta disso? Então, aproveite o espelho retrovisor para checar: a sua pele está sem brilho, pálida, sem elasticidade ou vigor? Todos esses são sinais de pele estressada.

Aliás, o estresse e envelhecimento precoce andam de mãos dadas. A explicação é simples e vem da dermatologista Ana Lucia Recio: "Quando nos estressamos, há um considerável aumento dos radicais livres, moléculas que debilitam o sistema imunológico e forçam o organismo a consumir mais nutrientes que o normal para se equilibrar. O resultado é pele envelhecida antes da hora. Cigarro, poucas horas de sono, alimentação desbalanceada também contribuem para o processo". "Vale lembrar", continua a especialista, "que o sol é sem dúvida o grande responsável pela perda do colágeno que dá sustentação à pele, além de causar manchas, asperezas e perda do brilho. A radiação solar tem ação cumulativa sobre as células, assim os efeitos nocivos surgem após anos da exposição".

Felizmente, hoje dispomos de muitos recursos que podem atuar sobre a pele revertendo os danos causados pelo sol, fumo etc. Estudos recentes comprovam um aumento da síntese de colágeno pela pele em pessoas que usaram suplementação vitamínica.

"O uso de substâncias que renovam a pele atua estimulando a formação de novo colágeno, assim como atuam sobre as manchas solares. Quando associadas a peelings químicos, ou laser, esta melhora é ainda maior", completa Ana Lucia.

Fundamental: Usar fotoprotetor diariamente. O uso de filtro solar constantemente pode até reverter alguns danos causados pela radiação. Não descuide da alimentação e, na medida do possível, alimente-se com verduras, frutas, proteínas e carboidratos.

Exercite-se, pois além de melhorar fisicamente, o exercício alivia a tensão e os sinais relacionados ao stress - saia de férias, vá ao cinema, dê boas risadas, pois saúde envolve bem estar físico e mental. Atividades prazerosas e terapêuticas, como a realização de massagens, também ajudam muito.

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