Faça as pazes com seu cabelo

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Por que radicalizar? Com os cuidados certos, seu cabelo pode ficar lindo!

Faça as pazes com seu cabelo

A autoestima da mulher envolve uma série de detalhes. No campo físico podemos citar uma pele bem cuidada, uma make legal, unhas bem feitinhas, corpo em dia e cabelos saudáveis. Mas vamos falar só dos cabelos. Essa parte volta e meia está de mal com a mulher, que muda a cor, alisa ou cacheia os fios para ficar de bem com eles de novo.

Dá para contar nos dedos quem se contenta com o cabelo do jeito que ele é. Mas, antes de fazer qualquer mudança, pare e pense: será que seu cabelo não está legal, porque você não está cuidando dele corretamente? Às vezes, usando os produtos certos e fazendo uma boa hidratação periódica você vai passar a gostar mais do seu cabelo e não vai mais precisar bancar a camaleoa, já pensou nisso?

Quer fazer o teste? O Mais Equilíbrio conversou com o hairstylist Paulo Henrique, do Espaço Juliana Paes Niterói. Ele deu algumas orientações de como cuidar de cada tipo de cabelo e deixá-los sempre bonitos, dando um up na autoestima e na autoimagem da mulherada. Olha só:

Cabelos lisos:

O ideal é lavá-los em dias alternados, com shampoos de cabelos normais ou secos. Para finalizar, use o serun. Se a raiz for oleosa, alterne o uso de shampoo com raiz oleosa e pontas secas e shampoo para cabelos naturais e secos. "Aplique de 15 em 15 dias uma nutrição, para manter a saúde dos fios. E a cada dois meses, faça uma cauterização", orienta Paulo.

Cabelos cacheados:

Lave-os diariamente, mas o hairstylist lembra que os cabelos cacheados são muito frágeis e exigem cuidados redobrados. "Use shampoo próprio para cabelos cacheados, bem como condicionador e leave-in. Se o cabelo for muito fino, use leave-in líquido para não pesar e nem comprometer a aparência dos fios - aquele aspecto de sujo", orienta.

Como nos cabelos enrolados a queratina demora mais para chegar às pontas dos fios, o ideal é aplicar uma nutrição uma vez por semana. "Também já existem nos salões tratamentos específicos para esse fio, procure análise e informação do profissional", diz Paulo. "E evite o alisamento, porque ele agride muito o fio. O ideal é um relaxamento, apenas para a definição dos cachos e diminuição do volume", completa.

Cabelos loiros naturais:

Nesse caso, Paulo diz que o que difere é a melanina. No caso de cuidados o ideal é levar em conta a estrutura do fio: liso ou ondulados, se está danificado... Isso que irá direcionar o uso de produtos e tratamentos. Portanto, nada de se arriscar. Procure um bom hairstylist para saber o que pode e o que não pode ser usado.

Seus cabelos não são mais naturais? Tudo bem. Paulo tem dicas para eles também:

Cabelos tingidos:

Lave-os três vezes por semana, para não desbotar. Nada de excesso. Use shampoo para cabelos coloridos, eles são desenvolvidos com elementos que auxiliam na manutenção da pigmentação. Finalize com serun (Paulo conta que já existem também específicos para cabelos coloridos ou mechados).

"Se for usar chapa ou escovas, utilize shampoos, condicionadores e seruns com proteção térmica. Os tratamentos devem ser feitos de 15 em 15 dias. É indicado um choque de brilho, específico para cabelos coloridos. Você pode alternar com uma nutrição, também a cada15 dias", diz Paulo.

Cabelos quimicamente tratados:

Utilize shampoo e máscara para cabelos quimicamente tratados ou para cabelos danificados. Normalmente, depois da química, os cabelos já saem tratados, nutridos e cauterizados do salão. O shampoo atende mais a manutenção. "Um bom shampoo interfere até na durabilidade do efeito da química. Por isso, é necessária atenção e consulta de um profissional na escolha", lembra Paulo. É indicada cauterização de dois em dois meses e nutrição a cada 15 dias. Se os cabelos estiverem muito danificados, a cauterização deverá ser feita em um intervalo menor, a cada 20 dias.


Juliana Falcão (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas