Fitofotomelanose: como cuidar de manchas de sumo na pele

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Fitofotomelanose como cuidar de manchas de sumo na

Atitudes simples podem evitar esse transtorno tão comum no verão.

As manchas que incomodavam a estudante de psicologia Carina Rodrigues são as mesmas que atormentam muitas pessoas que tiveram sua pele manchada com simples respingos do sumo de alguma fruta ácida. "Eu estava na praia comendo camarão quando olhei para a minha mão e vi algumas manchas", conta a estudante.

Apesar de parecerem sem importância, alguns simples respingos do sumo do limão, por exemplo, são capazes de provocar manchas de tom amarronzado na pele das pessoas.

"Para esse efeito indesejado acontecer, basta que a pele tenha tido contato com alguma fruta ácida, em seguida, exposta ao sol. Esse fenômeno é chamado fitofotomelanose", explica a dermatologista Ligia Kogos.

Segundo a especialista, não é apenas o limão que pode provocar manchas na pele quando associado ao sol. "Algumas plantas e outras frutas ácidas, como a laranja e a tangerina também têm a possibilidade de desencadear a fitofotomelanose, que, na realidade, é uma manifestação alérgica. Outros produtos como perfumes e refrigerantes, também podem causar a reação, sendo neste caso uma fotomelanose", afirma a médica.

O que ocorreu com Carina costuma acontecer com mais freqüência no verão. "Nos meses mais quentes do ano é quando aumenta a incidência da fitofotomelanose, pelo simples fato de serem comuns às pessoas tomarem sucos ou sorvetes de frutas ácidas enquanto estão tomando sol. A caipirinha também é uma bebida que faz com que ocorra muito isso", explica a dermatologista.

O caso de Carina foi considerado leve. As manchas desapareceram apenas com pomadas. "As manchas desapareceram com menos de um mês. Passei pomada durante este período e nem foi preciso procurar um especialista", conta a estudante.

Geralmente, as áreas mais afetadas pelas manchas são as mãos, o colo e os lábios, por serem exatamente estas áreas do corpo que têm contato com o suco das frutas. "A coloração, o formato e o tamanho das manchas variam de acordo com a exposição da pele ao sumo da planta ou fruta que provocam a reação alérgica".

Em casos mais intensos, podem ocorrer fotodermatites, com o surgimento de manchas de tom avermelhado, bolhas, ardência e coceiras no local.

Cuidados

Para quem têm manchas por fitofotomelanose, não há muito que fazer. Nos casos mais graves é indicado procurar um dermatologista para prescrever um tratamento específico. "Mas normalmente, as manchas desaparecem de forma espontânea e gradativa", explica Ligia.

É muito importante não deixar de proteger a pele, especialmente as áreas manchadas, com um protetor solar. "Assim a pessoa estará se protegendo contra os efeitos nocivos dos raios solares e também evitará que as manchas se agravem".

Segundo a especialista, o principal cuidado é simples, não entrar em contato com frutas ácidas e se expor ao sol em seguida. "Lavar bem as mãos com água e sabão nas regiões que tiveram contato com o sumo de alguma fruta é fundamental. Além de não esquecer de lavar o rosto, especialmente em volta da boca", aconselha.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas