Ginástica facial: Mantenha seu rosto também em forma

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Ginástica facial Mantenha seu rosto também em form

Esticar a testa, contrair os lábios, puxar os olhos. Esses são alguns movimentos da ginástica facial. Afinal, não é só o corpo que precisa de exercícios físicos para ficar em forma.

Os músculos do rosto, pescoço e do colo também precisam de ginástica para continuar firme e com aspecto jovem.

A ginástica facial atua como alternativa nos tratamentos para evitar a flacidez e as rugas causadas pelos movimentos involuntários que fazemos no dia-a-dia. Pessoas de todas as idades podem fazer ginástica facial. "Quanto mais cedo começar a ginástica, entre os 25 e 30 anos, mais preventivo será o resultado. O rosto vai ficar o melhor possível na idade avançada", explica Bartira Bravo, terapeuta facial.

Segundo a especialista, a ginástica facial relaxa a face, tira a tensão e fortalece a musculatura. Quando o rosto está tenso, flácido, a circulação no local diminui. "O exercício aumenta o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, ativando a produção de colágeno, que sustenta a pele", explica Maria Helena Rezende, fisioterapeuta do Studio Fitface, do Rio de Janeiro.

No processo de emagrecimento a ginástica facial é indicada para combater a flacidez, sulcos e rugas que podem aparecer devido a uma perda rápida de massa muscular e gordura subcutânea. Já durante o envelhecimento, essa perda acontece de forma lenta e gradual acompanhada de diminuição de massa óssea.

"Os exercícios vão compensar essa perda, através da hipertrofia natural da musculatura da face, que ocorre quando os músculos são exercitados corretamente", afirma a fisioterapeuta.

Durante uma sessão de ginástica facial pode-se exercitar os músculos da mímica, da mastigação, do pescoço, da coluna cervical e da cintura escapular. "Muitas vezes um queixo duplo pode ser provocado não apenas pelo excesso de peso, mas também devido a uma postura pobre do corpo, a uma má postura da cabeça e do pescoço, ou a problemas de mastigação ou de respiração", explica Maria Helena.

O trabalho da ginástica é muscular, mas a pele fica mais oxigenada, mais viçosa. "Até o diâmetro dos poros diminui com o tempo", conta Bartira. Ela também faz um alerta: a ginástica facial não elimina o excesso de pele, como nas pálpebras, por exemplo, quanto existe muita flacidez no local. "Neste caso, só mesmo cirurgia", revela.

No caso de cirurgia plástica a ginástica fácil serve como manutenção. "Para quem já fez cirurgia no rosto, a ginástica é importante para que não ocorra novamente flacidez. Serve como manutenção e prevenção", alerta Bartira.

De acordo com a especialista, os primeiros resultados são alcançados em apenas um mês, desde que os exercícios sejam praticados diária e corretamente. A orientação é necessária para evitar o resultado contrário, causando a formação de linhas de expressão.

Veja alguns exercícios para deixar sua pele mais bonita

Os exercícios podem ser feitos em casa. Dedicar 20 minutos por dia já é suficiente para minimizar os sinais do tempo. Segundo Maria Helena, os exercícios podem ser divididos por áreas, testa e couro cabeludo, pálpebras e globo ocular, nariz e maçãs do rosto, boca e bochechas, queixo e linha da mandíbula, debaixo do queixo e pescoço, ombros (cintura escapular). "Os exercícios devem ser feitos lentamente, na frente de um espelho para controlar os músculos trabalhados e relaxar os outros músculos da face", aconselha.

1. Exercício para o couro cabeludo e para suavizar as rugas da testa

a) coloque os dedos indicador e médio entre as sobrancelhas, fazendo uma pressão suave.

b) puxe as sobrancelhas para baixo, franzindo a testa, como se uma sobrancelha fosse encontrar com a outra.

c) então, lentamente erga as sobrancelhas o máximo que puder, e abra bem os olhos, arregalando-os.

d) lentamente, volte à posição normal.

Fazer 10 vezes o exercício.

2. Exercício para pálpebras caídas

a) abra a boca um pouco. Erga as sobrancelhas e feche os olhos.

b) enquanto ergue as sobrancelhas, alongue as pálpebras o máximo que puder. Sinta como se estivesse tentando obter a maior distância possível entre os cílios e as sobrancelhas. Segure o alongamento por dez segundos.

c) muito lentamente e conscientemente, solte a pressão das pálpebras e relaxe os cílios, retornando as sobrancelhas à posição normal.

Fazer o exercício 6 vezes.

3. Exercício para levantar as maçãs do rosto

a) coloque o dedo indicador abaixo do canto externo do olho direito.

b) erga as sobrancelhas e abra bem os olhos.

c) faça um sorriso usando apenas o lado direito da face, empurrando o canto direito da boca para cima, enquanto lentamente empurra a pálpebra inferior para fechar o olho direito.

d) então, lentamente retorne à posição normal.

e) retire o dedo.

f) repita todos os movimentos acima com o lado esquerdo.

Fazer o exercício 5 vezes de cada lado.

4. Exercício para diminuir papos nos cantos da boca

a) coloque os dedos indicadores nos cantos da boca.

b) mantenha as pontas dos dentes juntas durante todo o exercício.

c) agora, lentamente mova os cantos da boca em direção às orelhas, fazendo um sorriso sem mostrar nenhum dente. Todo o esforço deve ser feito com os cantos da boca ficarem entreabertos ligeiramente.

d) mantendo as pontas dos dentes juntas, puxe lentamente os cantos da boca fazendo uma exagerada expressão de "beijo". Toda a força deve ser exercida apenas nos cantos da boca, mantendo o centro dos lábios o mais relaxado possível.

Fazer o exercício 6 vezes.

5. Exercício para diminuir queixo duplo

a) coloque a mão fechada debaixo do queixo.

b) com os lábios firmemente fechados, bem devagar separe os dentes superiores dos inferiores.

c) lentamente, retorne os dentes à posição normal como faz durante a mastigação.

Fazer o exercício 20 vezes.

6. Exercício para suavizar a pele do pescoço

a) coloque a mão sobre a pele do pescoço fazendo uma suave pressão.

b) faça uma exagerada posição de "beijo" com os lábios, como se fosse beijar o espelho, forçando os cantos e relaxando o centro da boca. Continue alongando, até sentir uma sensação de formigamento.

c) lentamente relaxe os lábios, sorria com os lábios juntos. Puxe os cantos da boca para baixo.

Fazer o exercício 5 vezes.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas