Guia de Extermínio para Pêlos

Guia de Extermínio para Pêlos

Descoloração

Método muito usado por mulheres com pouca concentração ou com pêlos finos, que facilmente se rendem à ação de um descolorante. Você pode encarar uma loção de água oxigenada na praia - pouco indicada pela ausência total de controle da situação - ou experimentar produtos específicos. Mas é sempre bom estar atento às indicações da embalagem ou ter a assessoria de uma esteticista conhecida para evitar queimaduras e irritações.

Na descoloração você aplica a solução preparada com água oxigenada na região que deseja descolorir e deixa em repouso pelo tempo suficiente para clarear o pêlo. Dura aproximadamente um mês ou até o pêlo voltar a crescer. No mercado existe o Blondor. Na embalagem completa tem pó descolorante, água oxigenada, tigela e espátula.

Lâmina

É a depilação mais rápida, que também pode ser chamada de depilação de preguiçoso. É aconselhada em casos de extrema urgência. Tipo uma festa de última hora em que a mini saia é a única saída para a sua produção fatal. A contra-indicação é que os pêlos, depois de raspados, tendem a crescer mais grossos e resistentes, o que vai deixar a depilação ainda mais difícil nas próximas vezes e a pele irritadiça. Eles também voltam a crescer num prazo muito mais curto:

cerca de dois dias.

Como fazer: procure ambientes claros, onde possa enxergar os pêlos nitidamente. Evite se depilar antes de ir à praia ou à piscina. O sal e o cloro podem causar irritações em sua pele. Não use sabão. Existem no mercado produtos específicos para a depilação com lâmina, como o Gel Gillette for Women Satin Care - "Fashion", que não resseca e hidrata a sua pele, deixando-a macia e suavemente perfumada.

Depile sempre na mesma direção. O correto é contrária a do crescimento dos pêlos. É normal que a pele feminina fique mais sensível durante a menstruação ou no período pré-menstrual.

Guia de Extermínio para Pêlos

Creme Depilatório

São cremes especialmente formulados para dissolver os pêlos. Não agride a pele e o sossego dura mais tempo, também. Por isso é indicado para pessoas com pele muito sensíveis ou para áreas específicas do corpo, como axilas e virilha. No mercado existe disponível o Veet Creme Depilatório para Peles Sensíveis. A embalagem já vem com espátula aplicadora. Opte sempre pelos cremes com essências. O odor natural pode não ser muito agradável. Importante: antes de usar o produto faça um teste numa pequena área do corpo para constatar possível alergia ao produto.

Depilação Elétrica

Este sistema é bastante eficaz, pois arranca o pêlo - incluindo o bolbo - como se fossem várias mini-pinças de depilar. Não existe nenhum risco de alergia. Em compensação ele não alcança determinadas áreas do corpo, como as virilhas e axilas. Outro ponto a ser observado atentamente é que, em geral e apesar da avançada tecnologia, eles ainda doem um pouco. A Philips possui o Satinelle Super Sensitive, que usa um sistema duplamente ativo de alívio de dor que massageia e relaxa a pele. Promete pele lisa e sedosa durante até 4 semanas. Dica: comece por um banho bem quente que ajudará a dilatar os poros. Massageie a barriga das pernas com uma esponja de banho para levantar os pêlos.

Cera

Este é, sem dúvida, o método mais eficaz e o mais duradouro. De qualquer forma, não elimina a dor. A cada puxada, por mais forte e resistente que seja a vítima, dói. Não tem jeito. Mas é eficaz. Dura de duas a três semanas.

As ceras podem ser:

- Frias: mais fáceis de manusear, mas exigem que o pêlo esteja longo. A dica é um banho quente antes de iniciar o processo. Assim evita que os pêlos se quebrem. A Veet Folhas Cera Fria é feita com resinas especiais que removem os pêlos de uma só vez. A embalagem já vem prontinha para usar. É bastante prática.

- Mornas: são consideradas mornas por serem ativadas a pequenas temperaturas, como pouco tempo no microondas ou água quente da torneira. Neste último caso, existe a Veet Cera Quente Roll-on Aquasystem, um dos exemplos da cera aquecida na água quente da torneira em apenas 3 minutos.

- Quentes: essa é mais perigosa, pelo próprio fator temperatura. Se você não tiver uma certa habilidade, pode acabar se queimando. Isso se você for fazer em casa. Existe sempre a segura opção da clínica estética. É rápido - normalmente se atende com hora marcada - e, dependendo do local, não é tão caro. Mas, mais barato mesmo é fazer em casa. Derreta, em fogo médio, o açúcar até que fique com aspecto de caramelo. Acrescente um vidro grande de mel de boa procedência. Com a cera ainda levemente aquecida, aplique ao corpo. Com o auxílio de paninhos brancos bem limpos, retire bruscamente. Aplique óleo de amêndoa no local após o processo.

Luvas Depilatórias

É uma luva tradicional com uma lixa muito fina aplicada. São indicadas para os pêlos da perna quando começam a crescer depois de raspados ou para retirar os pêlos finos dos braços. Não devem ser utilizados no rosto, na virilha ou na axila, onde a pele é menos sensível. Dica: não as esfregue com força, para evitar lesões.

Eletrólise

É a chamada depilação definitiva. Ela destrói a raiz por meio de uma corrente elétrica com uma agulha fina. O tratamento é bastante lento. O pêlo é removido um a um, podendo demorar de 1 a 2 anos. Não causa dor por que é feita com anestesia local de xilocaína. É indicada para pernas, virilhas, axilas, barbas e pêlos do rosto feminino.


Laser

Também é um tipo de depilação definitiva. É o método mais moderno para impedir o crescimento. São raios de luz de laser diretos na raiz. Aplica-se loção de carbono na área a ser depilada. As partículas de carbono penetram no folículo piloso e absorvem a luz do laser, destruindo o pêlo. O processo é lento - são necessárias de 5 a 8 sessões, num período de 12 a 15 meses para eliminar 90% dos pêlos - mas indolor. Este método é particularmente desaconselhado sobre as peles bronzeadas, pêlos brancos e finos, durante a gravidez, tratamentos fotossensibilizantes, bem como dermatoses evolutivas. Além disso, pode deixar cicatrizes, problemas de pigmentação ou queimaduras no caso de erro de manipulação.

Comente

Últimas