Hábitos e alimentos que podem causar o escurecimento dos dentes

Nada de sorriso amarelo!

Hábitos e alimentos que podem causar o escurecimen

É possível dizer que o sorriso é o cartão de visita de toda pessoa. E para ter um belo sorriso é fundamental manter alguns cuidados, como escovar corretamente os dentes, fazer limpezas freqüentes com um dentista e evitar alguns alimentos e hábitos que podem causar o escurecimento.

Chá, café, vinho tinto, chocolate, refrigerantes a base de cola e molhos são alguns dos inimigos de um sorriso branco e bonito. "Muito consumido, o café é um dos principais responsáveis por deixar os dentes amarelos. A beterraba em grande quantidade e com muita frequência pode causar o mesmo problema. Ambos têm um pigmento que impregna na superfície dos dentes", explica Renata Martins, dentista da rede Odontoclinic.

Ela complementa dizendo que qualquer alimento dotado de pigmentação intensa pode provocar esse resultado indesejado e inconveniente. "Molhos de soja, curry e sucos coloridos artificialmente estão entre os que mais mancham", destaca a profissional.

Se você é fã de alguns deles e não consegue abrir mão, o melhor é sempre apostar na escovação após consumi-los. A especialista ainda dá uma dica para quem não pode fazer isso em algumas ocasiões. "A maçã pode ajudar. Claro que não vai substituir uma boa escovação, mas auxilia na remoção da sujeira acumulada na superfície dentária."

Claro que não é possível deixar de citar o cigarro, afinal, ele também é um grande vilão. "Com certeza, contribui para o escurecimento dos dentes. Ele contém nicotina, que não é responsável apenas por amarelar os dentes, mas também por irritar a gengiva."

Independentemente da causa das manchas dentárias, pode-se apostar no clareamento a laser feito por um profissional. Em geral, são indicadas três sessões, que duram entre uma hora e uma hora e meia, com um intervalo de sete dias.

No entanto, também existe um método caseiro para branquear os dentes. Para isso, é preciso que o dentista tire um molde e faça uma placa de silicone. É colocado um produto clareador nela, que deve ser usada diariamente durante 15 dias.

Renata alerta que todo tratamento deve ser acompanhando por um dentista, pois, ao longo dele, é possível que surjam alguns problemas, por exemplo, a sensibilidade.

Por Marisa Walsick (MBPress)

Comente

Últimas