Ivete Sangalo

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Ivete Sangalo III

A maior estrela do Carnaval baiano está pronta para fazer rolar a festa. Conhecida por sua vitalidade nos shows, Ivete Sangalo começou um programa intensivo de exercícios físicos para estar em forma em cima do trio elétrico em novembro do ano passado.

Além de pegar pesado na musculação, corridas e ginástica localizada, a cantora também está fazendo uma dieta alimentar. "Para perder os habituais seis quilos e estar completamente em forma durante os dias de folia, eu cortei o açúcar. Refrigerantes eu também não tomo de jeito nenhum", conta Ivete em entrevista exclusiva ao Cyber Diet.

ENTREVISTA AO CYBER DIET

Você tem algum ritual antes dos shows?

Não saio do hotel. Faço meus exercícios de voz, me alimento sempre duas horas antes de ir para a avenida, malho, vejo tv. Vou estocando a minha energia e quando chega a hora, o couro come (risos).

Mas qual o segredo desse pique todo?

Não fumar, não beber e malhar já é uma receita boa. Mas não há algo que possa dizer "isso aqui é milagroso". O que faço diferente é tomar suco de limão em jejum. Meu médico recomendou, porque me dá a sensação de estar saciada.

Quanto tempo você malha para segurar o ritmo por horas?

O ritual inclui cem minutos diários de atividades aeróbicas e musculação, durante seis dias por semana. Esse ritmo começa em novembro, quando intensifico a malhação para chegar ao Carnaval em plena forma. O programa de exercícios é elaborado pelo preparador físico Marcelo Afonso, meu personal trainner há sete anos.

E com relação a alimentação, o que muda nesta época?

Além do condicionamento físico, eu também mantenho cuidados constantes com a saúde e a alimentação. Para tanto, conto com a ajuda da médica Mônica Oliveira, especialista em medicina ortomolecular. Depois de uma avaliação, eu fui orientada a incrementar na minha dieta vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Os aminoácidos ajudam a repor a proteína no organismo e também a combater a flacidez. Alguns alimentos foram indicados. Entre eles, os que ajudam a evitar o cansaço, a desidratação e cãibras durante as apresentações. Também foram prescritos alimentos que fornecem força, energia e disposição. Nos dias de Carnaval não podem faltar: água de coco, suco de melancia e caldo de cana.

Você também intensifica os exercícios para as cordas vocais?

Há oito anos, sempre a um mês antes do Carnaval, a fonoaudióloga Janaina Pimenta passa a me acompanhar diariamente. É realizado um condicionamento vocal de resistência e força, com exercícios diários. Estes exercícios permitem que eu cante por um período maior, sem cansar ou lesionar a voz. Eu termino o Carnaval muito bem. Bebo muita água para hidratar as cordas vocais.

Qual é sua fonte maior de equilíbrio?

Além da minha família, me descobri mais espiritualista. Sempre fui religiosa e estou tentando compreender melhor minha fé, procurando não dispersar tanta energia e prestar mais atenção no que falo e faço. Antes dos shows, também rezo com a banda. Peço a Deus que abençoe a todos, que me ilumine para eu não dizer bobagens e que minha voz se mantenha bem. Sempre há uma expectativa grande, um nervosismo, por ser a maior festa do mundo.

Nos shows você não pára um minuto. Chega a emagrecer?

Acredito que pular no trio elétrico é uma das melhores formas de perder peso. Elimino em média 1,5 kg por dia. Para manter o pique bebo muita água e evito me alimentar com comida pesada antes de ir para a avenida.

O que você espera do Carnaval 2006?

Será um Carnaval maravilhoso, cheio de boas músicas e com a presença de Xuxa. E o mais importante de tudo é que contaremos com a energia do povo baiano e dos milhares de turistas que chegam para curtir a festa.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas