Livro resgata tratamentos naturais contra a infertilidade

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Livro resgata tratamentos naturais contra a infert

Tratamentos naturais podem ajudar a melhorar a saúde reprodutiva e combater a infertilidade?

A resposta a essa e muitas outras dúvidas sobre o assunto estão no livro Fertilidade Natural, da editora LaVida Press. Destinado não só aos casais que estão tentando engravidar, mas também a todas as pessoas que simplesmente desejam manter a fertilidade e prevenir problemas quando chegar a hora de ter filhos.

A obra foi escrita pelo especialista em infertilidade do centro de reprodução humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia - IPGO, Arnaldo Schizzi Cambiaghi e pela é mestre em ginecologia e especialista do centro de reprodução humana do Instituto

Paulista de Ginecologia e Obstetrícia - IPG, Daniella Spilborghs Castellotti, ambos com vários anos de experiência no assunto.

Para o público leigo, a literatura sobre reprodução humana é carente e a obra Fertilidade Natural vem preencher esta lacuna, pois aborda os aspectos que envolvem a fertilidade humana, não se restringindo a explicar técnicas. O livro trata de fatores que podem prejudicar a fertilidade dos casais, como os maus hábitos, má alimentação, exercícios em excesso, obesidade ou mulheres com baixo peso, além de destacar os tratamentos naturais, que podem ser aliados no tratamento contra a infertilidade.

Terapias complementares, como acupuntura, yoga, aromaterapia, florais, entre outros, também são abordadas na obra. Os autores explicam a origem de cada tratamento e como eles auxiliam a manter a fertilidade dos casais, ajudando, inclusive, aqueles que já têm problemas para engravidar.

"A obra busca informar terapias complementares disponíveis, que podem ser utilizadas por casais que têm um forte comprometimento emocional ou como complemento aos tratamentos convencionais", explica Cambiaghi.

O especialista aproveita para ressaltar que todas as terapias naturais devem ser aplicadas em conjunto com as técnicas utilizadas em reprodução humana. "As terapias complementares não devem substituir a medicina convencional e sim serem usadas como um auxílio às técnicas existentes, podendo incrementar as chances de sucesso, principalmente em pacientes jovens com diagnóstico de infertilidade inexplicável ou em casais que fizeram tratamentos sem resultados", complementa o médico.

A constatação de que a infertilidade pode ser prevenida com qualidade de vida ganha força atualmente. Em Fertilidade Natural, há dois capítulos dedicados ao assunto, um deles ressalta a importância da alimentação saudável para a fertilidade humana, inclusive mostrando alimentos não recomendados para a concepção. Outro capítulo mostra como os maus hábitos, como o álcool, o cigarro e as drogas podem comprometer drasticamente a saúde reprodutiva de homens e mulheres.

O livro mostra, também, como a vida moderna contribui para que as pessoas precisem recorrer à ajuda médica para ter um filho. O fato de a mulher adiar o casamento e, conseqüentemente, a maternidade tem como resultado um número cada vez maior de mulheres que sonham em engravidar após os 35 anos, quando a taxa de fertilidade feminina cai consideravelmente. Assim, para poder realizar este sonho, os casais precisam do auxílio de um especialista, o que nem sempre é fácil, pois é uma decisão que ainda envolve muitos preconceitos, principalmente quando o problema da infertilidade é masculino.

É normal que, antes mesmo de começar o tratamento, o casal passe por muitas situações estressantes, que podem, inclusive, abalar a relação. Então, é muito importante que os dois entendam e saibam como enfrentar as diversas emoções contraditórias que vão aparecer neste período. Por isso, os aspectos emocionais também são abordados no livro. São descritas as etapas psicológicas pelas quais o casal passa quando não consegue ter filhos, assim como a importância do acompanhamento psicológico nesses casos.

Outro destaque da obra é o capítulo sobre fé e religiosidade, que explica como a fé influi positivamente nos resultados de qualquer tratamento. Os autores mostram como a visão da religiosidade aliada à medicina evoluiu ao longo dos anos. O capítulo retrata o fantasma da infertilidade que sempre esteve presente na vida humana e que o homem em todos os tempos recorreu a Deus quando não conseguia a reprodução.

O livro também está disponível, em versão digital, no site www.fertilidadenatural.com.br.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: beleza filhos yoga infertilidade fertilidade

Últimas