Lucélia Santos

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Lucélia Santos

São mais de quinze novelas desde que estreou na clássica A Escrava Isaura, um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira. Lucélia Santos é conhecida em vários países do mundo por conta de sua atuação como a escrava branca da trama.

Magra, mas "fortinha", como ela própria se define, a atriz é adepta da Astanga Yoga, a mesma modalidade da Madonna. Além disso, ela tem todo o cuidado com a alimentação - é vegetariana há mais de 20 anos - e ainda corre cerca de 10 km por dia.

Para o Cyber Diet ela conta que não tem medo de envelhecer e que pretende escalar o Himalaia com cento e poucos anos, "de mochilinha nas costas, desafiando a galera!"

ENTREVISTA AO CYBER DIET Você é bastante disciplinada para se alimentar?

Em geral sim. Em casa sou super disciplinada. Meus grandes problemas são as constantes viagens, onde não é possível manter o mesmo padrão que em casa, infelizmente. Mesmo assim, me esforço ao máximo. Só não consigo mesmo dentro dos aviões. Companhias aéreas em geral desprezam isso. Fui para São Luiz do Maranhão esses dias e nos serviram um sanduíche velho que

ainda por cima dentro tem presunto. E refrigerantes com açúcar. Totalmente mal.

Que tipo de culinária é a sua predileta e faz você até se esquecer das calorias?

Amo massas de um modo geral! E arroz com feijão. É o máximo pra mim.

Você cozinha? Quais suas especialidades?

Infelizmente não cozinho, mas tenho o santo Ewaldo, que cozinha pra mim desde 1986, ele é demais. Sabe tudo que eu gosto. É especialista em comida natural. Faz altos "rangos". Ele não cozinha no dia-a-dia, mas quando eu estou no Rio, em casa, sempre busco tê-lo por perto.

Pode nos dar uma receita que você costuma fazer sempre (não precisa ser diet)? Tem alguma história peculiar que envolva este prato?

O Ewaldo fez outro dia um shitake gigante, com molho de gengibre, mergulhado em fatias de abacaxi! Com arroz integral e abóbora no ponto! UAU! Mais sopinha de Missô.

Você já fez algum tipo de programa alimentar? Tem acompanhamento de uma nutricionista?

Fiz certa vez um programa rigoroso com uma médica nutricionista, mais para desintoxicar. Essa médica é radical. Mora em Miami. Dois meses em que você vai comendo só o que ela escolhe de uma tabela. Depois vai voltando aos poucos com outros alimentos. Tem também umas misturas de frutas e legumes, folhas, combinados caso a caso. Ela se chama Cecília e é também iridóloga (método de diagnóstico de problemas orgânicos através da íris). Não veio mais ao Brasil, infelizmente. Mas pra mim foi bom, porque quando fiz o tratamento com ela, tomei muito batido de abobrinha com chuchu! Verde radical.

Como é seu cardápio diário normalmente? Evita muitos alimentos?

Sou vegetariana há 20 anos. Como peixe raras vezes, depois que comecei a correr muito (eu corro), voltei a comer um pouco de peixe, senti vontade. Como grãos, soja, vegetais que adoro, frutas, tudo menos carnes. Evito açúcares. Tomo muita água todos os dias. Muita mesmo. Bebo vinho tinto e meu maior problema nessa área: bebo café, com cafeína.

Você sempre foi magra. A que você atribui seu bom condicionamento físico?

Sou magra, mas sou fortinha. Sempre tive estrutura muscular forte, é genético. Corro. Adoro correr. É meu esporte preferido. Tenho corrido menos agora. Antes corria quase todos os dias, uma média de 10 Km por dia. Agora, de três anos pra cá, misturo com yoga. Atualmente pratico uma modalidade de yoga bem aeróbica e que fortalece muito. Astanga Yoga, a da Madonna. Vê como ela está fortinha? Eu também estou ficando mais forte.

Você treina? Que tipo de exercício faz para manter a forma? É acompanhada por um personal trainer?

Já tive personal quando corri a Meia Maratona e São Silvestre. Agora não estou conseguindo seguir a disciplina necessária, queria correr a Meia esse ano, mas de dois anos para cá tenho viajado demais. Fico muito cansada e não estou conseguindo atingir minha disciplina desejada. Abandonei meu personal. Vou voltar. Tenho praticado mais livremente, misturando as coisas. Por exemplo, gosto também de spinning. Faço uma coisa de cada vez, mas pelo menos tento manter uma atividade diária. Tenho necessidade disso pelo estresse. Só atividade intelectual eu não aguento mesmo.

Você faz algum tratamento estético para manter a forma? Qual seu ritual diário de cuidados com a beleza?

Faço medicina ortomolecular há 10 anos. Massagem (amo) e acupuntura, em Brasília, com o Dr. Gu Hangu. Banhos e banhos.

E cuido, de um ano pra cá, apenas da minha pele. De forma

simples e rápida. Mantendo-a limpa e hidratada. Só me maquio profissionalmente, nunca socialmente. Nada. Só batonzinho. Nem rímel!

Como você se vê daqui a 20, 30 anos? Você tem medo de envelhecer?

Não tenho medo de envelhecer, sou uma yoguine. Quero estar escalando o Himalaia aos cento e pouco aninhos. De mochilinha nas costas, desafiando a galera!

Qual, na sua opinião, é o caminho para quem quer emagrecer e conquistar o corpo ideal?

O binômio alimentação sem gordura, saudável e equilibrada (acho que o vegetarianismo ajuda muito) e atividade física. Se possível diária. Sempre vencendo a inércia e seus próprios limites. Isso dá muito poder!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas