Make no verão: dicas para ela durar mais!

Confira dicas para sua make durar mais nos dias quentes

Make no verão dicas para ela durar mais

Vamos falar a verdade: tem coisa mais chata do que a gente preparar uma bela maquiagem e, depois de alguns minutos debaixo do sol, percebermos que nossa pele está extremamente oleosa e a make derretendo?

Há mulheres que seriam capazes até mesmo de abolir a pintura nos dias quentes, mas essa atitude parece ser muito radical. Mas, saiba que, com alguns cuidados, dá para manter o rosto maquiado e bonito por mais tempo nos dias de sol forte.

Para pegar algumas dicas valiosas, entramos em contato com a maquiadora Raphaella Bahia, da Clínica Longevitá, do Rio de Janeiro. A primeira dica dela é com relação à temperatura da água para limpar o rosto. "Use água fria ou gelada, pois ela costuma fechar os poros. Portanto, é ótima para o controle da oleosidade. Ao contrário da quente, que abre os poros e acaba estimulando a glândula sebácea", diz.

Nos dias quentes não faz diferença usar as mãos ou os pincéis. Mas os pincéis são sempre mais indicados. Segundo a especialista, eles dão mais precisão aos movimentos. Sobre o tipo de maquiagem (creme ou pó), Raphaella pensa: "Se for usar algo líquido, indico uma base bem levinha. Porém, geralmente, a preferência acaba sendo por bases compactas, mousse ou pó mesmo."

Já se ouviu por aí que, para segurar a make, é possível passar o primer depois de tudo (base, corretivo e blush), mas a maquiadora da Longevitá não recomenda. Ela defende que o primer, como o nome já diz, vem antes de qualquer produto. Ele prepara, fecha os poros e pode até controlar a oleosidade. "Caso a pessoa passe o produto depois da base, corretivo e blush, pode ‘melecar’ mais ainda e borrar a make", alerta.

Quer montar a nécessaire bacana para os dias quentes? Raphaella dá as dicas:

- Opte por uma base adequada ao seu tipo de pele (sua dermatologista irá dizer). Geralmente indico uma compacta ou de efeito mate para os dias mais quentes;

- A sombra pode ser de alta fixação, já que os dias são quentes e úmidos.

- Um batom de efeito mate tem mais duração e indico, inclusive, passar um primer para os lábios antes, que segura mais.

- O corretivo preferido pode ser usado em qualquer época do ano.

- Os blushes líquidos ou cremosos são boas pedidas, mas, no geral, as mulheres preferem o convencional em pó mesmo.

Além de todas essas dicas, carregue sempre na bolsa alguns lencinhos antibrilho. Alguns, inclusive, não removem a maquiagem. E lembre-se: nos dias quentes menos é mais, uma vez que o excesso de produtos deixará a pele mais pesada. "Outra orientação: limpe sempre a pele antes da make e depois de retirá-la. Não durma com ela! Também hidrate e cuide da pele, quanto mais bonita ela estiver, mais bonita ficará a maquiagem", finaliza Raphaella.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Últimas