Maquiagem para o seu tipo de pele

Escolha a maquiagem certa, de acordo com o seu tipo de pele

Maquiagem para o seu tipo de pele

A maquiagem faz parte do dia a dia de muitas mulheres, seja para disfarçar as indesejáveis marquinhas ou para dar uma valorizada na aparência antes de curtir uma festa. E quando é necessário fazer aquele retoque e o estojo de produtos para a make não está em mãos, recorrer ao kit das amigas é sempre a opção.

No entanto, o sucesso de uma boa maquiagem está na escolha dos produtos ideais para o seu tipo de pele, levando em conta suas características e necessidades. "Os tipos de pele influenciam e, principalmente, determinam as texturas da maquiagem. A preparação da pele (base, corretivo, pó e blush) são os itens mais importantes para escolhermos a forma ideal", afirma a Natalia Antunes, maquiadora da LUMI Cosméticos.

A limpeza da pele também é fundamental para todos os tipos de dermes, principalmente nas oleosas, como descreve Natália: "Tenha como preferência o uso de demaquilantes que sejam livres de óleo e faça sempre o uso de um tônico para ajudar. O primer é outro produtinho que faz uma baita diferença, porque além de absorver a maquiagem, oferece durabilidade maior ao efeito da make".

Para as peles oleosas e mistas, que são maioria, o ideal é optar por produtos oil free. "As bases líquidas são indicadas, porque espalham bem e oferecem uma camada mais natural", descreve a maquiadora.

Outra dica é optar por produtos com adição de silicone. "A substância oferece durabilidade na make e repele a água. Os produtos que são considerados à prova de água, por exemplo, tem uma combinação na sua formulação de distintos tipos de silicone e ceras, como a de abelha, que é muito usada na maquiagem", explica maquiadora.

As peles secas, no entanto, necessitam de muitos cuidados. De acordo com a maquiadora, a limpeza com um sabonete líquido com adição de um complexo vitamínico devolve a umectação da pele. Um hidratante com filtro solar também é muito importante. "Já na preparação da pele pode ser usada uma base cremosa ou o prático duo base, porque a textura é mais cremosinha e oferece cobertura e acabamento no mesmo produto", informa.

Natália explica também que os compactados com textura micronizada ou extrafina contribuem para um acabamento aveludado. "As peles secas normalmente são as mais sensíveis, portanto evite utilizar produtos com cobertura muito intensa. Escolha sempre itens com adição de vitaminas e agentes hidratantes. Como a máscara para cílios com pantenol e o batom com derivados de óleos e manteigas", indica Antunes.

Já as peles normais são as que têm muitas restrições. "Fique atenta para não exagerar nas quantidades. Uma dica é que as bases com o fundo rosado devem ser usadas somente em pessoas com a pele bem clarinha, porque nas demais o ideal é utilizar tonalidades mais amareladas", sugeriu Natalia Antunes.

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente

Últimas