Maquiagem que trata a pele

Marcas oferecem produtos com ação anti-idade e filtro solar
Maquiagem que trata a pele

Base Mineral Original FPS15 da bareMinerals - seu uso continuado melhora a aparência da pele e proporciona um efeito naturalmente radiante. R$ 105 Foto: Divulgação

Já foi o tempo em que maquiagem servia apenas para deixar o rosto da mulher com um ar mais saudável e bonito ou para esconder pequenas imperfeições. A tecnologia está a favor da beleza feminina e vem disponibilizando no mercado produtos com múltiplas funções. Hoje um batom, por exemplo, tem ação hidratante. Um pó facial, filtro solar. A base tem ação anti-idade e firmadora.

As combinações são inúmeras e destinadas a todas as idades. Dra. Mônica Felici, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e dermatologista da Clínica Splendore, comenta que as propostas desse tipo de produto são muito boas, principalmente as que agregam filtro solar na sua formulação. "Encontramos maquiagem com FPS até 30, que, para o dia a dia, é um bom fator de proteção."

Sobre os que possuem ação hidratante a especialista faz ressalvas: "Estes produtos geralmente possuem ativos em baixas concentrações. Sendo assim, se a pele for muito seca ou com um fotodano grande, com manchas, flacidez e rugas, é necessário o uso de outro produto combinado". No caso das maquiagens com filtro solar, se o fator for maior do que 25, a mulher pode dispensar o uso dos cremes específicos disponíveis no mercado.

Todos os tipos de pele podem se beneficiar desse tipo de maquiagem, pois há opções adequadas para pele oleosa/mista, normais ou secas. "As mulheres de pele oleosa devem procurar itens com oil free", alerta. "E as peles acnéicas não devem dispensar a higienização com produtos de limpeza específicos e a aplicação de um tônico para o equilibro da oleosidade da pele", completa.

O tipo de produto agregado à maquiagem a ser adquirido pela mulher vai variar de acordo com a idade. Dra. Mônica orienta: "Os itens de efeito tensor e firmador são destinados ao público feminino com 40 anos ou mais. Já aqueles com vitamina C e oil free são para peles mais jovens".

A dermatologista afirma que, na hora de comprar a maquiagem multifuncional, não faz diferença em escolher a versão pó ou creme. Inclusive um pode ser usado em cima do outro. "Por exemplo, uso uma base com FPS e passo pó compacto com FPS também. Isso só reforça a proteção". E aproveita para dar um aviso: "Procure sempre os cosméticos de linhas já consagradas no mercado. Duvidosos são os de marcas desconhecidas."

Apesar dos benefícios agregados à maquiagem, a mulher não deve dormir com o produto. O correto, conforme orienta Dra. Mônica, é retirá-lo totalmente e passar outro específico para tratamento da pele sem maquiagem.

Confira alguns produtos disponíveis no mercado:

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Últimas