Maria João

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Maria João

Ela apareceu por aqui para fazer uma participação especial na novela global O Clone. Mal terminaram as gravações e ela já estava escalada para a nova trama das 18 horas, na mesma emissora. Foi o suficiente para a nossa portuguesinha Maria João Bastos se abrasileirar.

Bem recebida e querida pelo público, Maria faz planos para continuar no Brasil. Ainda este ano deve fazer um longa metragem e vai estrear uma peça aqui e em Portugal. Sem contar os convites para televisão que não param.

Com a experiência de quem viveu cinco anos no concorrido mundo da moda - ela foi descoberta quando ainda cursava a faculdade de jornalismo - Maria João conta como mantém a forma sem privações ou neuroses, se confessa escrava da manicure e apresenta seu treinamento diferenciado: pilates, a ginástica dos bailarinos.

ENTREVISTA AO CYBER DIET

Você é muito gulosa?

Muito, muito. Não resisto a uma barra de chocolate.

Como é a sua alimentação diária? Você se priva de alguma coisa para manter a forma?

Eu não como gorduras em excesso ou frituras. Como muita verdura e legumes. Como carne vermelha, branca. Não me privo de nada. Se tenho vontade de comer um chocolate, como de manhã, assim tenho o resto do dia para queimar essas calorias. Na verdade penso antes de comer. Essa é a minha receita.

Você se adaptou bem à culinária brasileira? O que mais diferencia da portuguesa?

Muitíssimo. Sabe o que me chamou mais atenção? No Brasil encontramos comidas mais leves, tipo sanduíche de pão integral ou uma super salada em qualquer esquina. Em Portugal é quase impossível. Aqui é muito mais fácil manter uma alimentação saudável.

Você cozinha? Quais suas especialidades?

Sim, cozinho. Adoro fazer risotos, saladas, peixes. Em casa só preparo pratos mais leves. Não tenho nem óleo. Só uso azeite, que é uma gordura boa.

Quais são seus cuidados com a beleza?

Não deixo, de jeito nenhum, de fazer mão e pé toda semana. É minha única paranóia nesse sentido. Se não faço é como se tivesse deixado de escovar os dentes. Faço hidratação no cabelo sempre que dá. Se tenho tempo, vou ao salão. Mas, se não, faço em casa mesmo, com aqueles cremes prontos. Tenho uma receita ótima de um creme que é bom para todos os tipos de cabelo.

É uma máscara?

É sim. Eu fazia sempre quando tinha mais tempo. É muito boa.

Máscara para cabelos da Maria João

Você treina?

Como é a sua rotina de treinamento? Faço trabalho cardio e alongamento na academia. Mas a base do meu treinamento, o principal mesmo é o pilates com o meu personal trainer Pedro Franco.

O que é pilates?

É uma ginástica bem lenta, tipo yoga. Trabalha o equilíbrio corporal através da respiração e profundamente toda a estrutura muscular. É a ginástica dos bailarinos.

Como é praticado? Com pesos?

Pratico no solo e pratico também com aparelhos. É um trabalho muito completo.

Você já fez algum tipo de programa alimentar?

Não, nunca fiz dieta. Mas tenho muita preocupação com a minha alimentação. Costumo dizer que nós somos o que comemos. Então, me preocupo muito com a minha alimentação, não só por razões estéticas, mas pela saúde mesmo.

Qual, na sua opinião, é o caminho para quem quer emagrecer e conquistar o corpo ideal?

Pensar quando vai comer. A alimentação não deve ser boa apenas por motivos estéticos. Mas para que possamos ter uma vida boa, saudável e longa.

Planos para 2003?

Devo ficar dividindo residência entre Portugal e Brasil. Vou fazer um filme aqui e uma peça que vai ser encenada em Lisboa e Brasil.

Você sente muita falta de Portugal?

Sim, muita. É a minha terra. Mas poderia viver muito bem aqui no Brasil. Minha adaptação foi muito rápida. Gosto muito daqui.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas