O conhecimento da vida ao seu alcance

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
O conhecimento da vida ao seu alcance

A Ayurveda ou "conhecimento da vida" é uma filosofia que tem origem há cinco mil anos no Sri Lanka e na Índia. Busca a cura suave e afirma que só há uma solução para aliviar o estresse e renovar as energias: comer algo doce.

Se você enfrenta constantemente atividades que consomem as suas forças, experimente ingerir alimentos doces para revigorar o corpo. Mas, cuidado! Isso não significa que você deva comer alimentos de alto teor calórico sem nenhuma medida.

O cardápio dos seguidores desta filosofia costuma conter arroz doce e frutas adocicadas. Outra receita garantida para aumentar o nível de energia é deixar um punhado de amêndoas de molho no leite por aproximadamente 2 horas e, em seguida, comer as amêndoas e beber o leite.

Claro que a coisa não é tão simples assim. E seria uma irresponsabilidade resumir a filosofia ayuerveda em simplesmente comer algo doce. Por isso, o Cyber Diet vai fazer um especial Ayurveda para explicar melhor os conceitos e a aplicabilidade desta ciência milenar, a mais antiga da humanidade.

A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.

O ayurveda afirma que existem três humores biológicos em nosso corpo. São os chamados Doshas: Vata, que possui o elemento ar predominante e se define como o vento ou o ar em movimento. Pitta onde o elemento fogo é o principal. Caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. E Kapha que é o próprio elemento água: úmido, pesado e frio.

Na visão ayurvédica um excesso ou deficiência destas características indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico. Vata em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteira, colite, formação de gases e reumatismo.

Pitta em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações. E, finalmente, Kapha alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.

Segundo a literatura hindu a medicina Ayurvédica possui oito ramos principais: medicina interna ou clínica geral, pediatria, psiquiatria, doenças da cabeça e pescoço (neste ramo está incluído otorrinolaringologia, oftalmologia e odontologia), cirurgia, toxicologia, rejuvenescimento e geriatria e afrodisíacos (neste capítulo esta incluída a impotência e a infertilidade).

As ciências dos afrodisíacos e do rejuvenescimento lidam com a prevenção das doenças e a promoção da saúde dos indivíduos sadios. Neste sentido, são utilizados produtos naturais à base de plantas medicinais com o objetivo de melhorar, por exemplo, o brilho da pele e suavizar as rugas. Uma técnica muito utilizada na Índia é a massagem ayurvédica, que será um dos assuntos de nossa série de Ayurveda na coluna de Beleza & Saúde.

O Brasil, como não poderia deixar de ser, possui uma flora riquíssima com cerca de cem mil espécies vegetais, destas em torno de duas mil são usadas para fins medicinais.

Em resumo, o ser humano deve seguir um estilo de vida saudável que, de acordo com a medicina Ayurvédica, leva a uma mente tranqüila e um espírito harmonioso. Na ciência védica é muito importante que a pessoa tenha uma vida guiada pela sabedoria, isto irá proporcionar um bem estar em todos os níveis do indivíduo. Físico, psico-emocional, social e espiritual que é o objetivo último do Ayurveda.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas