O que fazer antes de pintar os cabelos?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Boas opções são cuidar da saúde dos fios e levar em consideração o tom de pele e a cor dos olhos

O que fazer antes de pintar os cabelos

Que mulher não resiste mudar a cor dos cabelos de vez em quando? Foi o tempo em que tingir as madeixas representava apenas esconder os fios brancos. Hoje, a infinidade de produtos e cores disponíveis no mercado facilitou o trabalho dos profissionais de beleza e também daquelas que arriscam pintá-los sozinhas em casa.

Para deixar sua aparência mais moderna e você se sentir mais bonita, antes de colorir a cabeleira preste atenção a algumas recomendações:

Antes de tudo

O sucesso da tonalidade depende da saúde dos fios, que se estiverem muito ressecados ou porosos correm o risco de não absorver a tintura ou manchar. Antes de tingi-los, especialistas aconselham preparar os fios e fazer uma hidratação em casa, uma vez por semana, com produtos enriquecidos com manteiga de karité, óleo de argan ou macadâmia. Caso o cabelo esteja bem fraco, a saída passa a ser investir em produtos reestruturantes com proteína e queratina na fórmula. Outra dica imbatível é lavá-lo dois dias antes até que seja feito o procedimento, dessa forma a gordura protege o couro cabeludo.

Tintura ou tonalizante?

A grande diferença da tintura para os tonalizantes consiste na amônia que a tinta carrega. A substância abre as escamas do cabelo e o pigmento penetra nos fios, por isso dura mais que os tonalizantes, usados também para aquelas que têm fios finos e danificados. Há ainda as tinturas sem amônia, menos prejudiciais e mais indicadas que os pós descolorantes, que retiram a massa do cabelo deixando-o poroso.

A cor mais indicada

Leve em consideração o tom de pele e a cor dos olhos. Por exemplo, quem tem olhos castanhos ou mais escuros ficam melhores com tons cobre e nuances de marrom. Para olhos azuis ou verdes o loiro-platinado, castanho-acinzentado e até o vermelho-bordô sobressaem. Por via das dúvidas, bata um papo com seu cabeleireiro!

‘Faça você mesma’

Siga à risca a quantidade e o tempo recomendados do produto. Usar mais tinta ou deixá-la agir acima do tempo permitido não vai deixar a cor mais viva por tempo prolongado. O efeito contrário deixará manchas indesejáveis e até a queda de cabelo.

Alisamento só depois

A maioria dos profissionais não concorda em pintar e alisar o cabelo no mesmo dia, porque ambos os produtos agridem as mechas. Mas se você não abre mão em fazer tudo de uma vez, primeiro tinja e depois parta para a progressiva ou relaxamento no salão. Isso porque depois de passar por esse tipo de procedimento químico, o fio demora mais para pegar a cor, e o tempo que o descolorante ou a tintura ficará em ação será muito maior.


Por Natália Farah

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas