Óleos essenciais & aromaterapia

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Óleos essenciais  aromaterapia

Quem não gosta de tomar um banho perfumado e sair bem cheirosinho por aí? Melhor ainda se este aroma tiver propriedades relaxantes! Os óleos essenciais têm sido muito usados na cosmética, exatamente devido às suas propriedades relaxantes e tonificantes.

A Aromaterapia estuda os efeitos do que cada cheiro diferente pode provocar, cheiros estes que ficam guardados de forma concentrada nestes óleos. Eles são acrescentados à cremes de massagem, à banhos de imersão e são usados até mesmo para perfumar ambientes. Cada essência produz um efeito diferente.

"Estes óleos são obtidos a partir de uma destilação a vapor, da folha, da flor ou de partes da planta, de acordo com o vegetal. É o método mais tradicional e econômico.", revela Valerie Jaminet, representante comercial da L´Occitane, ela acrescenta que este foi um dos primeiros produtos lançados pela marca criada em 1976. Obviamente teve reformulações e adaptações durante os anos. A vedete dos relaxantes atualmente é a o óleo essencial de Lavanda, já conhecida por seus poderes cicatrizantes, é também calmante e harmonizante, excelente para quem tem insônia. Uma curiosidade interessante é que este óleo de lavanda já vinha sendo acrescentado aos produtos masculinos há algum tempo, com a intenção de ajudar na cicatrização dos pequenos cortes feitos ao aparar a barba. O de gerânio, também é relaxante, anti-séptico, combate a ansiedade e promove a renovação celular.

E como é a ação destes produtos em nosso corpo? Jaminet explica que "A linha trabalha com a influencia dos cheiros, a memória olfativa. Está provado que temos estas informações ficam armazenadas em algum lugar do cérebro, fazendo com que haja uma associação de alguns aromas com estados específicos, como o de relaxamento, por exemplo." Portanto, cada óleo tem partículas de diferentes tamanhos e densidades que carregam esta informação.

Óleos essenciais da linha Aromaterapia L´Occitane

Óleos essenciais  aromaterapia

Esta linha em particular oferece sabonetes, gel e sais para banho, hidratante, velas e etc, mas se você quiser usar o óleo puro também pode desde que tome alguns cuidados. "Eles nunca devem ser usados diretamente sobre a pele", adverte Juminet, " são muito concentrados e podem causar irritações graves e até mesmo queimaduras." Para administrá-los de forma correta misture duas ou três gotas em bases neutras, isto é óleos neutros ou espumas neutras para banho (neutra significa sem cheiro, pois quem faz o truque é o aroma). Esta quantidade é para cada 50ml de espuma ou 30ml de óleo.

Óleos essenciais  aromaterapia

As bolinhas de cerâmica para perfumar a casa da linha Natura Ekos Ambientes.

Quem experimenta em spas adora e acaba levando para casa. Aliás, a casa também pode se beneficiar de aromas específicos. A Natura desenvolveu com produtos tipicamente brasileiros, a linha Ekos, que dispõe de dois óleos essenciais o de Cumaru e o de Copaíba. O primeiro, natural da Amazônia, já era utilizado para perfumar pelos índios da região, algumas pessoas também usavam suas sementes para perfumar o armário. Ele tem um aroma quente e abaunilhado. O segundo, de Copaíba, tem notas amadeiradas e envolventes, também utilizado pelos moradores locais por suas qualidades cicatrizantes. Os óleos essenciais brasileiros da linha Natura Ekos Ambientes vêm acompanhados de aromatizadores de cerâmica, pequenas esferas que, umedecidas, espalham a essência pelo ambiente.

Quem diria que um cheirinho bom poderia ser assim tão importante a ponto de mudar o seu humor?

L´Occitane

Natura

0800 13 13 45

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas