Olheiras

Como eliminá-las

Olheiras

O problema que atormentava a publicitária Priscila Siqueira é o mesmo que aflige muitas mulheres que sofrem com olheiras.

"O excesso sempre me incomodou. Estava viciada em maquiagem para disfarçar a escuridão debaixo dos meus olhos. Ficar sem corretivo na região, nem pensar" lembra.

Para amenizar o desconforto, Priscila vivia fazendo compressas com chás e extratos de flores. "Tanto esforço para nada. Os resultados não apareciam", declara. Apesar de achar o seu rosto lindo, não suportava ficar na frente do espelho e ver suas olheiras.

Cansada de se dedicar a cuidados sem retorno, Priscila apelou para a medicina, a fim de descobrir uma solução definitiva para o seu problema. "Eu não queria nada que levasse muito tempo e que fizesse com que eu sentisse dor. Cheguei a pensar que queria o impossível", conta. 

Foi quando descobriu o laser, um método considerado o mais moderno para eliminar olheiras. "O aparelho de luz pulsada mais laser, denominado Quantum, emite descargas de luz que são capazes de diminuir sensivelmente a coloração castanho arroxeada. Ele age na rede de vasos que se encontra abaixo da pele, assim como na pigmentação que se localiza nas camadas mais superficiais", explica a dermatologista Ligia Kogos.

O aparelho também aumenta muito o teor de colágeno da pele. "A região da pálpebra ganha em vigor e elasticidade, a flacidez diminui e por conseqüência isso também contribui muito para melhorar o aspecto da face", afirma a especialista.

Segundo a dermatologista, o tratamento consiste em cerca de cinco sessões onde o globo ocular é protegido por uma capa metálica, a pele é recoberta por um gel especial e os feixes de luz são aplicados na região. "Em alguns casos, vermelhidão e inchaço temporário podem acontecer, mas na maioria das vezes não representa grande incômodo", conta Ligia.

Causas

As olheiras são originadas por um depósito de melanina - pigmento escuro - na pele que podem ter várias causas como genética, cansaço, estresse físico ou emocional, noites mal dormidas e outros.

Segundo a dermatologista, as olheiras ocasionadas pelo estresse ou por uma noite mal dormida são originadas pela dilatação dos vasos sanguíneos, que são chamadas pelos médicos de congestão vascular. Assim que o organismo se recupera o problema desaparece.

Quando são ocasionadas por um fator genético é mais complicado, pois costumam ser permanentes e a tendência é aumentar com a idade. "Neste caso, além da influência e do cansaço há uma grande tendência para o depósito de melanina na área abaixo dos olhos e como a pele é bem fina o escurecimento é rápido", explica a especialista.

Dicas

Alguns truques de última hora podem ser úteis, quando se quer estar bonita e se dormiu pouco. Segundo Ligia Kogos, lavar o rosto, massageando com água quente, assim como saunas e banhos quentes são excelentes para disfarçar as olheiras.

Cremes hidratantes lubrificantes estimulam a circulação e vasodilatação, diminuindo as bolsas, já que se faz uma "drenagem linfática" da região também são importantes. "Isso é especialmente útil pela manhã, quando a pessoa acorda com os olhos inchados, olheiras, rosto marcado pelo travesseiro", explica a dermatologista.

Aprender a disfarçar as olheiras usando corretivo em bastão bem seco, também é fundamental para a mulher. "Fixe-o com um pouco de pó facial aplicado com esponja de espuma. Corretivo é indispensável para as mulheres que se afligem com as olheiras. Leve até para uma ilha deserta", aconselha Ligia.

Comente

Últimas