Operação Verão

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Confira seis passos para você ficar ainda mais bonita

Operação Verão

Com a ajuda da tecnologia cosmética e um pouquinho de empenho, dá tempo de preparar o rosto e o corpo para a estação mais gostosa e badalada do ano: o verão!

Joyce Rodrigues , cosmetóloga especialista no desenvolvimento de dermocosméticos e cosmecêuticos incentiva: "A boa notícia é que, mesmo que já estejamos em novembro, ainda dá tempo de se preparar para a alta estação".

Além de começar a investir em uma alimentação mais saudável e na prática de atividades físicas - hábitos necessários em qualquer época do ano, diga-se de passagem -, Joyce afirma que muitos procedimentos estéticos, se realizados a partir de agora, já podem mostrar seus efeitos benéficos até o fim da primavera. A seguir, ela destaca seis deles (três para o rosto e três para o corpo) que vão turbinar qualquer "projeto verão".

PARA O ROSTO

REVITALIZAÇÃO CUTÂNEA

Este procedimento auxilia na renovação celular e aumenta a hidratação da pele, tonificando-a e nutrindo-a, resultando numa melhora de sua aparência e diminuindo o aspecto de cansaço. A revitalização repõe vitaminas e nutrientes, como proteínas e minerais, por meio de aparelhos que ajudam a penetração desses componentes na pele.

"Os procedimentos de revitalização devolvem a capacidade funcional da pele, melhorando o metabolismo celular e, por conseguinte, o aspecto da superfície, através de terapias antioxidantes, hidratantes, nutritivas e eletroterápicas. Lembrando que todo procedimento facial se inicia com uma profunda limpeza de pele", explica Joyce. O número de aplicações depende da avaliação do profissional, levando em conta o estado da pele de cada mulher.

USO DE ANTIOXIDANTES

Essas moléculas combatem os radicas livres (um dos culpados pelo envelhecimento da nossa pele), impedindo, assim, os danos causados por eles, como descoloração da pele, ressecamento, perda de elasticidade e formação acelerada de rugas. "Os antioxidantes como as vitaminas C e E, quando presentes na formulação de cosméticos, impedem esse processo, mantendo a pele rejuvenescida", conta a cosmetóloga. Além dos produtos, é necessário a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, vegetais e grãos integrais, suplementação através de formulações balanceadas e evitar exposição a agentes geradores de radicais livres, como fumaça de cigarro, álcool e radiação.

HIDRATAÇÃO

Essa não depende da estação ou de qualquer operação de beleza. A hidratação deve ser um procedimento constante na pele do rosto, pois ajuda a mantê-la bonita, luminosa e jovem. "Beber água e usar hidratantes faciais é fundamental. O melhor é aplicá-lo logo depois do banho - quando a pele está devidamente limpa e os poros, mais receptivos - e antes do protetor solar", indica Joyce. Outra dica interessante é esperar pelo menos um minuto antes de continuar com os cuidados com a pele, seja passando o filtro solar ou a maquiagem, para que o tecido absorva bem a hidratação.

PARA O CORPO

DRENAGEM LINFÁTICA

Essa é uma técnica de massagem que acelera o sistema linfático, ajudando na eliminação de toxinas e excesso de líquido acumulado, desinchando o organismo e dando a sensação de emagrecimento. A drenagem também pode ser usada no combate à celulite, linfoedema e inchaços de várias naturezas, inclusive em processos de pós-operatório. O profissional, se bem preparado, fará manobras precisas, lentas, leves e superficiais, não causando dor para que o processo seja eficaz. Mas danos podem ocorrer caso a drenagem não seja bem-executada. Por isso, pesquise e conheça muito bem a clínica e o médico que fará o procedimento. Ela é contraindicada para pessoas com diagnóstico de tumores, abscessos, nódulos não-identificados, infecção aguda, trombose, insuficiência cardíaca ou renal.

REDUTORES DE MEDIDAS

Graças a ativos como cafeína, rutina, chá verde e erva mate, os produtos para o corpo que prometem reduzir medidas de fato ajudam a quebrar a gordura, além de melhorar a circulação. Por isso, muitas vezes, eles são associados a procedimentos anticelulite.

"Como dependem de uma boa circulação de sangue local para ter esse efeito, os cremes redutores de medida devem ser sempre associados a massagens, que estimulam a parte circulatória e ajudam os ativos a penetrar na camada de gordura", explica Joyce. E eles também podem ser grandes aliados na melhora das temíveis gordurinhas localizadas. Mas para o bom resultado, qualquer que seja ele, é necessária a disciplina na aplicação, que deve ser periódica.

MASSAGEM MODELADORA

Muitas vezes confundida erroneamente com a drenagem linfática, a massagem modeladora tem como objetivo definir melhor os contornos do corpo, sendo muito procurada por quem está em dieta. E, ao contrário da drenagem, a massagem se utiliza de movimentos de amassamento, deslizamento e pressão, com movimentos rápidos e vigorosos sobre a pele, pressionando os pontos de gordura. Cremes específicos para redução de medidas, combate de gordura, celulite e flacidez podem ser usados durante a aplicação para potencializar os resultados. Além disso, ela pode melhorar a elasticidade da pele e a circulação sanguínea. Mas não é indicada para pessoas com doenças de pele, trombose, varizes, insuficiência cardíaca ou renal, hipertensão não controlada, hipertireoidismo, gestantes, pós-cirurgicos recentes e pessoas com muita flacidez.


Juliany Bernardo (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas