Postura: Como melhorá-la?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Postura Como melhorála

Andar na linha, com a coluna ereta e todos os músculos bem colocados, evita dores não só nas costas, mas no corpo todo. Ainda pode fazer aquela "barriguinha" saliente desaparecer.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a estimativa é que cerca de 80% das pessoas de todo o mundo sentem ou sentirão dores nas costas.

O grande porém é que não se muda uma postura errada de anos tão facilmente. É preciso treinar o corpo e fortalecer a musculatura global. Para entrar no prumo e evitar erros futuros, vale recorrer a tratamentos. "Mas não adianta fazer essa prevenção se não praticar atividade física regular", afirma o médico Gilberto Agostinho.

Reeducação Postural Global (RPG)

A técnica alivia e previne as dores, não somente da coluna, mas do corpo todo. "Ela é baseada em três princípios: individualidade - cada ser humano sente e reage de maneira diferente; causalidade - a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, ou seja, a RPG remonta da conseqüência à causa da lesão; e globalidade - não trata o corpo por partes isoladas e sim como um todo", explica Gilberto.

O método pode ser indicado em todas as áreas em que a fisioterapia atua, independente da idade do paciente. "A técnica age contra dores lombares, dorsais e cervicais, lesões por esforços repetitivos, desvios de coluna, dos pés e dos joelhos, enxaquecas, bursites, torcicolos, hérnias de disco, em algumas alterações respiratórias, na dor lombar durante a gravidez, bem como preparação para o parto, e na proteção contra os processos degenerativos articulares. Em crianças e jovens, previne as conseqüências da má postura. Seu campo de atuação é bem amplo", afirma o médico.

O caso da professora Elizabete Garcia foi por decorrência do trabalho. "Eu trabalhava o tempo inteiro sentada e com o tempo passei a sentir dores nas costas. Procurei um especialista e passei a fazer RPG para melhorar minha postura. No início foi complicado. Tinha que me policiar o tempo todo, mas agora já me acostumei e as dores passaram", conta a professora.

Efeitos

A RPG não tem contra-indicação, pois ela pode ser adaptada a qualquer tipo de paciente. Mas mulheres grávidas, com osteoporose e câncer devem tomar alguns cuidados. "O tratamento é individualizado e as sessões são semanais, durando aproximadamente uma hora cada. Dependendo da situação, como em um caso agudo, pode ser necessária mais de uma sessão semanal, e gradualmente diminui-se o número de sessões conforme a estabilização do quadro. Quando o problema é crônico ou de reeducação, uma vez por semana é o suficiente", diz Gilberto.

Segundo o especialista, nas primeiras sessões já é possível notar alguns resultados, mas é em torno da décima que eles se tornam mais efetivos. "Depende muito do tipo de lesão e da assiduidade do paciente ao tratamento", afirma. Uma sessão de RPG custa em torno de R$ 60,00. "O custo-benefício da RPG torna-se vantajoso quando levamos em conta os gastos com analgésicos e anti-inflamatórios, que atuam apenas no alívio dos sintomas e não na cura da causa", explica.

Existe uma procura maior por alterações e dores na coluna, mas como o campo de atuação da RPG é bem amplo, não é possível definir um perfil. "Há pacientes de ambos os sexos e de todas as idades", diz.

A técnica também pode corrigir problemas estéticos. "Posso citar o exemplo de barriga em pacientes não obesos, que é causada por hiperlordose lombar. O paciente não é gordo mas tem barriga proeminente. Com o tratamento isto é corrigido. Outro exemplo que posso citar é da gibosidade (corcunda) que também pode ser corrigida com a RPG", conta o médico.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas