Produtos caseiros para cuidar dos pés

Confira receitas de produtos caseiros para tratar dos pés em casa

Produtos caseiros para cuidar dos pés

Cabelos recebem cremes especiais, a pele ganha protetor solar de maior fator e até as unhas ganham uma camada a mais para não serem danificadas pelo sol. Mas os pés são sempre renegados. Eles sofrem bastante com o calor, a poeira e a exposição constante. Sabia que existem maneiras de cuidar dos pés sem muito esforço e com ingredientes caseiros?

A dica primordial, segundo a podóloga Liliane Cavalcanti, é a água. "A hidratação do corpo é fundamental. Beber água e evitar as bebidas alcoólicas e sal em excesso contribuem para uma pele hidratada. Além disso, o uso diário de hidratantes específicos e o acompanhamento com profissionais realmente qualificados garantem a plena saúde de todo o corpo", afirma a profissional.

Mas cuidado com o que você destina aos seus parceiros do dia-a-dia. Passar a lixa de manicure nos pés toda semana e utilizar tratamentos que tenham ácidos, como os salicílicos (presentes nas amêndoas, laranjas, pepinos, vinhos e no remédio Melhoral), podem prejudicar bastante a saúde dos pés. "Tais ações estimulam a produção de pele, aumentando a calosidade e dando falsa sensação de melhora", explica Cavalcanti.

Para não expor seus queridos pilares de sustentação a toda sorte de elementos naturais abrasivos, use sapatos da linha Confort, com saltos de até 3 cm e evite os calçados rasteiros, nos quais o pé fica, basicamente, no chão. Essas recomendações valem para o ano todo, assim como as receitinhas caseiras que vêm a seguir:

Para esfoliação

A bucha vegetal faz uma esfoliação leve e mantém o saudável com seu uso constante, mas você também pode usar:

- 1 colher (sopa) de açúcar (é hidratante e deixa a pele mais clara)

- 1 colher (sopa) de fubá (elimina as impurezas)

- 1 colher (sopa) de azeite (possui vitaminas A, D, E, K e um antioxidante)

Misture tudo e massageie os pés com a pasta por cerca de 15 minutos. Depois disso, enxágue com água morna, seque com uma toalha macia e passe um creme hidratante.

Para hidratação

Para hidratar, aproveite o poder das frutas. Nessa mistura, a combinação dos polifenóis do morango e o ácido lático do creme de leite forma um potente hidratante para os pés:

- 1 xícara (chá) de morangos lavados

- 1 xícara (chá) de creme de leite

Amasse os morangos e misture-os com o creme de leite, deixando a pasta descansar por alguns minutos. Aplique uma camada generosa nos pés e embrulhe-os com papel filme. Deixe agir por 10 minutos, lave, seque com uma toalha macia e use um creme hidratante.

Para rachaduras

É recomendado que, antes de se tratar das rachaduras, consulte um especialista. Também é indicado fazer uma esfoliação para eliminar o excesso de queratina (calosidade) e depois uma hidratação.

Mas, caso isso não seja possível, a podóloga recomenda: "O creme de vaselina sólida é um excelente emoliente e tem grande capacidade de fechar as rachaduras. Além disso, protege a pele da evaporação excessiva de água, mantendo a hidratação. Já a própolis é um excelente cicatrizante, antisséptico e antibiótico".

- 100g de vaselina sólida

- 1 colher (café) de própolis

Bata a vaselina até que se forme um creme esbranquiçado. Acrescente a própolis e bata até incorporar tudo. Aplique a mistura nos pés em pequenas quantidades e delicadamente.

Se possível, faça esse procedimento durante a noite, durma com essa mistura, lave os pés com cuidado pela manhã e aplique um creme hidratante de textura seca logo em seguida (tomando cuidado, pois o creme deixa os pés escorregadios).

Não existem mais motivos para descuidar dessa parte tão fundamental do corpo. Mantenha-o limpo, lindo e saudável, não só no verão, mas durante todo o ano!

Contatos:

Liliane Cavalcanti - podóloga

Juliany Bernardo (MBPress)


Comente

Últimas