Quem é você? A sua unha responde!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Quem é você A sua unha responde

Ao contrário do que muitos podem pensar, as unhas não são apenas complementos do corpo que têm como principal função proteger as pontas dos dedos ou aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos.

O que poucos sabem é a importância do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene. "As unhas podem revelar como as pessoas realmente são. Se a mulher cuida da unha, é sinal de vaidade. Já a mulher que passa esmaltes claros quer ser discreta", afirma Flavia Caerro, gerente de produtos da Risqué.

Até em um processo seletivo para arrumar emprego as unhas podem influenciar. Na entrevista, a estética também conta e tudo é observado.

"Se temos duas boas pessoas para determinado cargo e as unhas de uma estão sujas, roídas ou pintadas com cores que chamam a atenção, isso pode ser motivo para eliminá-la", afirma Luisa Alves, consultora de recursos Humanos do Grupo Catho, que completa:

"Para determinadas profissões, como secretária, o ideal é que a profissional esteja usando sempre esmaltes de cores neutras para ser discreta".

Mas as mulheres querem estar com as unhas afinadas com a moda. "As cores dos esmaltes acompanham a moda de acordo com as estações. Para este inverno, por exemplo, as cores vermelhas estarão em alta", diz Flavia Caerro.

Porém, nem sempre o vermelho é bem aceito. "Quando você vai fazer uma entrevista com as unhas pintadas de vermelho, elas chamam muita atenção. Isso pode parecer que a pessoa é ousada demais", explica Luiza.

Flores e ursos

Para quem gosta de ser ousada, existe um outro estilo que as mulheres estão usando bastante, os desenhos artísticos. "O desenho é uma moda mais do que atual, pois a cliente pode renovar a cada vez que vai até a manicure. As flores, ursinhos, corações e borboletas são os desenhos mais pintados", afirma Alessandra Salla, professora e consultora de unhas artísticas.

Os desenhos temáticos também são muito pedidos pelas clientes. "No carnaval, por exemplo, as mulheres gostam muito de pintar uma unha de cada cor. Na Copa do Mundo elas gostam de ter a cor do Brasil. Em junho, por conta das festas Juninas, a moda são as bandeirinhas", conta Salla.

Além dos desenhos manuais, também existe outra técnica utilizada nas unhas: a máquina chamada Stamp, que imprime nas unhas diversos desenhos. "A mulher pode escolher dentre as artes disponíveis. O processo de impressão é simples e rápido e tem a mesma duração de uma aplicação tradicional de esmaltes. Depende da unha de cada pessoa", explica Salla.

Há ainda no mercado, adesivos que podem ser colados às unhas, que dão um efeito super especial. Florzinhas, coração e pedrinhas são bastante utilizados. Por cima do adesivo, deve-se passar a base, para uma melhor secagem, e pronto. Veja mais em: www.emporiodasunhas.com.br

Cuidado!

Unhas roídas podem não ser apenas sinal de falta de vaidade ou cuidado. Levar as mãos à boca pode ser um indício de que a pessoa não sabe controlar sua ansiedade corretamente. "Roer unhas é um sinal de que existe ansiedade. A pessoa suprime isso roendo as unhas", diz a psicóloga Luciana Carneiro Jensen, responsável pelo setor de psicoterapia do Núcleo de Medicina do Comportamento (Napades).

Não se pode dizer que todo mundo que rói unhas é compulsivo. Segundo Luciana Carneiro, roer unhas de vez em quando pode ser apenas um hábito, embora também possa ser um ato descontrolado do impulso, onde a pessoa sabe que está agindo errado, mas não consegue parar.

"Colocar pimenta nos dedos ou usar esmaltes de sabor desagradável são algumas medidas para parar de roer unhas, mas não a maneira correta. Em vez disso, a pessoa tem que buscar outras formas de diminuir a ansiedade. A procura por um profissional para ajudar a entender o motivo que a leva a roer unhas é a melhor alternativa", afirma Luciana.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: beleza ansiedade unhas higiene vaidade emprego

Últimas