QZT: substância promete mais proteção contra raios UVA

QZT substância promete mais proteção contra raios

Dentre as novidades para o combate ao envelhecimento da pele, está uma substância que já era conhecida há décadas na medicina chinesa conhecida como QZT. Fabricantes de produtos que contêm o ingrediente afirmam que ele, dentre outras coisas, tem o poder de combater danos dos raios solares UVA.

"Essa substância foi estudada por sua atividade antioxidante in vitro e os efeitos sobre o dano oxidativo após isquemia cerebral (redução de fluxo sanguíneo numa região do cérebro) induzida em ratos", explica a dermatologista Ligia Kogos.

Durante o estudo, houve indícios de que a QZT pudesse reverter parte do dano cerebral causado pela isquemia, pois combatia a hidroxila, um radical livre formado naturalmente em nosso organismo.

Além disso, quando a substância foi injetada em ratos antes de eles sofrerem da doença, essa sequela no cérebro dos animais foi inibida.

Então, os pesquisadores começaram a prestar mais atenção nesse ativo, como revela a dermatologista. "Como a fórmula QZT consiste em quatro componentes de plantas medicinais, cada componente das ervas e suas combinações também foram examinadas por seus efeitos protetores sobre a isquemia cerebral."

Mais recentemente, pesquisadores chegaram à conclusão de que, se a substância combatia um radical livre no cérebro, poderia fazer o mesmo em outras partes do corpo. Assim, a QZT poderia ser usada em cremes para reverter parte do dano decorrente da degradação ambiental (sol, poluição), biológica (estresse, doenças, alterações da imunidade) e cronológica (passagem do tempo e consequente degeneração celular) em nossa pele.

Os testes são recentes. Faltam mais estudos para a comprovação da eficácia desse ativo. "No entanto, alguns produtos, cremes, máscaras e loções já apregoam a capacidade rejuvenescedora da QZT, presente em suas fórmulas, mas não há nada ainda tão impactante ou que tivesse merecido destaque nos congressos médicos", ressalta Ligia. "Mas poderá ser mais um antirradical livre usado em fórmulas de cremes anti-aging", finaliza.

Comente

Últimas