Recupere sua Pele após os Abusos do Verão

Recupere sua Pele após os Abusos do Verão

Você aproveitou muito o sol neste verão e esqueceu de seguir aqueles conselhos básicos como: "use filtro solar" e "não vá à praia entre 10 e 16 horas". Se sua pele foi maltratada, agora surge a dúvida: o que fazer para recuperar esses estragos?

O dermatologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr.Leonardo Abrucio Neto, explica que o ideal mesmo é evitar os exageros e tomar os devidos cuidados. Mas quem não se cuidou o jeito é lidar com a pele ressecada.

O médico indica que a pessoa tome banhos rápidos e mornos e use sabonetes neutros,sem fragrâncias em pequena quantidade, principalmente nas áreas mais úmidas (axilas, genitais, mãos e pés). Lembre de não esfregar excessivamente a pele. Além disso abuse dos hidratantes. "Passe imediatamente após os banhos, com a pele ainda úmida", explica o médico. Na hora de escolher a roupa, prefira as leves, de algodão.

Se o exagero de sol foi tão grande que a pele está descascando, não há muito o que fazer, a indicação é a mesma: hidrate a pele com cremes, sobretudo após os banhos. Na hora de escolher o creme, o dermatologista indica que o hidratante seja neutro, sem fragrância. "Prefira as loções, com uréia, glicerina, dimeticone e ceramidas."

Ele lembra ainda que os óleos formam apenas uma camada, que impede a perda de água, mas não têm o poder de atrair a água para a pele, ou seja, não são a melhor opção.

Outro aliado para a recuperação é o consumo de líquido. "Água, chás gelados, água de coco e bebidas isotônicas são importantes para repor líquidos e sais minerais e para prevenir a desidratação de todo o organismo."

O médico ainda alerta: "Se observadas lesões de pele que não cicatrizam, sangramento, coceira, alteração no tamanho, na cor ou na textura de pintas e aparecimento de outras pintas ao redor da lesão inicial é necessário procurar por um médico, já que estes são alguns dos sinais de câncer de pele."

Comente

Últimas