Relaxamento Anti-estresse - O que é e como praticar

Relaxamento Antiestresse  O que é e como praticar

Eduardo Lambert, que também é autor de vários outros títulos de auto-ajuda - A Terapia do Riso, A Terapia do Beijo, A Terapia da Amizade e A Cura pelo Amor Universal - explica como funciona a técnica.

Quais são os passos?

Como os degraus da escada da evolução, os passos são simples e tudo e fundamentado na conscientização das quatro fases da respiração: Inspiração - Intervalo (Retenção) - Expiração - Intervalo (Vazio), que propiciam a energização e o relaxamento.

A quem é indicado?

A todas as pessoas de todas as idades, saudáveis ou enfermas do corpo ou da mente, que se encontram em desequilíbrio, estressadas, ansiosas, insones, angustiadas, deprimidas, irritadas, cansadas, tensas, mau humoradas, magoadas e tristes. Enfim, a todos que querem se relaxar.

Como se processa no organismo?

Através da inspiração e da retenção conscientes nos captamos o oxigênio e as energias cósmicas. O oxigênio vai queimar os excessos de açúcares e gorduras, transformando em energia para o corpo, para a mente e para vida. E, se há uma queima de nutrientes básicos, a pessoa emagrece. Através da expiração os pulmões eliminam o gás carbônico e as toxinas do corpo e, energeticamente, propicia uma limpeza, uma desintoxicação e relaxamento.

Tem base científica?

A relaxterapia permite ao nosso cérebro sintetizar as beta-endorfinas, que são substâncias analgésicas potentes e que nos dão a sensação de bem-estar, fortalecem as defesas orgânicas, relaxam as tensões e protegem nosso coração contra infartos e nosso cérebro contra os derrames. E bom saber que 20 minutos de relaxamento equivale a 2 horas de sono.

Funciona mais ou menos como meditação?

Sim, através da conscientização da respiração você vai prestando mais atenção a si mesmo, os pensamentos vão fluindo naturalmente e os estados emocionais em desequilíbrio podem ser trabalhados.

Quando deve ser feito? Manhã, tarde ou noite?

Sentindo-se com nervosismo, impaciência ou tensão, pode ser feito a qualquer hora, em qualquer período do dia, em qualquer lugar, esteja fazendo o que quer que seja, até em uma fila de espera.

É feito em casa? Sozinho?

A gente tem tempo para todas as pessoas, para a empresa etc. Está na hora de reservarmos um tempo para nos mesmos, para este diálogo interior, para esta reflexão intima, para este retiro espiritual. O ideal é que se aprenda, que se faça treinamentos e que se incorpore esta pratica tão saudável, que pode ser feita todas as noites antes de se deitar, durante uns 20 minutos, sob uma luz azul e ao som de música bem suave.

Precisa de acompanhamento médico?

Algumas pessoas não conseguem se relaxar sozinhas, razão pela qual nós as acompanhamos ou as ensinamos no consultório. Depois de orientadas e treinadas poderão desfrutar muito deste verdadeiro retiro espiritual.

Qualquer um pode fazer? Em que periodicidade? A prática traz a perfeição?

Sim, qualquer pessoa que quer se conhecer mais, se conscientizar mais do seu inconsciente, despertar mais as potencialidades. O ideal é que se habitue e que se incorpore esta prática saudável e que se faça todas as noites antes de se deitar, durante uns 20 minutos. É preciso treinamento, inicialmente duas vezes por semana, a seguir em dias alternados, até que se faça todos os dias.

Pode passar um relaxamento para as leitoras de Cyber Diet?

Vamos lá: prepare o ambiente ao seu gosto, coloque uma musica new age, deite-se ou sente-se bem a vontade. Suavemente feche seus olhinhos, deixe a boca semi-aberta, dentes não se tocando, lábios não se tocando. Preste atenção plena em sua respiração, inspirando pelas narinas e expirando pela boca.

E vá respirando calmamente, lentamente, suavemente e tranqüilamente. A respiração calma acalma seu corpo e sua mente. Quanto maior a inspiração e a retenção, maior a oxigenação, a energização e o emagrecimento. Quanto maior a expiração, até eliminar todo o gás carbônico, maior a desintoxicação e o relaxamento. Vá mentalizando: inspirando, oxigenando, energizando e segure o fôlego.


E mentalize: eu me amo, me estimo, me cuido, vou ser cada vez mais eu mesma, crescer, evoluir, melhorar e realizar os meus sonhos. Depois solte: expirando, desintoxicando e relaxando. E o faça durante o tempo que conseguir sem forçar a natureza. Depois vá se alongando, espreguiçando, acordando para a verdadeira vida.

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